A equidade existe na matemática?
A inclusão de um estudante com TEA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2025v17n39pe17275Palavras-chave:
Equidade, Educação matemática inclusiva, Transtorno do espectro autistaResumo
Construir um espaço escolar democrático tem sido um grande desafio para educadores que lutam por uma educação matemática inclusiva. Neste artigo, analisamos como ocorre a inclusão de um aluno com TEA em uma sala de aula regular no ensino fundamental. O estudo é um recorte da dissertação de mestrado do primeiro autor e tem como metodologia de pesquisa o estudo de caso, e utilizamos entrevistas, gravações de áudio e vídeo e observação participante. Analisamos o processo de inclusão escolar de um aluno com TEA na perspectiva da equidade. Concluímos que é necessário engajamento dos professores com a turma para incluir todos os alunos e trabalhar com recursos didáticos nas aulas de matemática e que é necessário também conhecer o nível real de conhecimento do aluno e tentar aprimorar os conceitos que o aluno possui, respeitando também as formas como o aluno pensa e vê a matemática.
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