O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571

Palavras-chave:

Escola e Democracia, Curvatura da Vara, Pedagogia Revolucionária, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Considerando que o foco está posto nos 40 anos do livro Escola e democracia chamando a atenção, portanto, para 1983, o ano de seu lançamento, o artigo se inicia num tom coloquial, expondo o modo como surgiu a temática do livro. Na sequência expõe-se a contribuição histórica e novos desafios momento em que se busca responder à questão: em que medida é possível uma educação revolucionária, a partir da qual se dá uma indicação sobre a contribuição histórica resultante da polêmica aberta pelo livro, concluindo com a consideração sobre os novos desafios. O artigo se compõe, portanto, pelos seguintes tópicos: 1. Introdução.  Lançando mão da “teoria da curvatura da vara” no qual se esclarece sobre o contexto em que surgiu a temática do livro e como o mesmo foi composto indicando-se a origem dos quatro capítulos que o constituem; 1. É possível uma pedagogia revolucionária? em que se discute se e em quais condições se pode atribuir à pedagogia o atributo de revolucionária; 2.A contribuição histórica do livro Escola e democracia,momento em que se mostra que a principal contribuição do livro foi abrir caminho para a elaboração de uma teoria da educação crítica emancipatória fundada no materialismo histórico-dialético que, a partir do ano seguinte (1984), recebeu a denominação de pedagogia histórico-crítica; 3.Desafios atuais, em que se examinam as condições decorrentes da crise estrutural da forma social vigente, cujas determinações impõem desafios que a pedagogia histórico-crítica necessita explicitar e enfrentar; Conclusão: desafios do campo educativo. Indicados os desafios de ordem geral, abordam-se, à guisa de conclusão, os desafios que a perspectiva aberta pelo livro Escola e democracia, representada pela pedagogia histórico-crítica, necessita enfrentar no campo específico da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Uruguaio naturalizado brasileiro. Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) e do Mestrado Profissional Gestão em Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Possui Mestrado em Educação Motora (1995) e Doutorado em Educação pela UNICAMP (2002). Pós-doutorado no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca, Espanha (2009-2010). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas “Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho” – Membro do HISTEDBR Nacional (EPPMT/HISTEDBR), cadastrado no CNPq. Foi Pesquisador Visitante no Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidad de Salamanca, Espanha, nos anos 1999, 2000 e 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar Democrática, e História da Educação.

Referências

GRAMSCI, Antonio. Letteratura e vita nazionale. Roma, Riuniti, 1977.

GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.

LIMA, Lauro de Oliveira. Educarpara a comunidade. Petrópolis, Vozes, 1969.

SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo, Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica, 19ª ed. Campinas, Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, 44ª ed. Campinas, Autores Associados,, 2021a.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 12ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021b.

WALLACE, Anthony F. C. “As escolas nas sociedades revolucionárias e conservadoras”. In: GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963, p. 23-47.

ZIEGLER, Jean. O capitalismo explicado às crianças. São Paulo, Cortez, 2021.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

SAVIANI, Dermeval. O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17571, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17571. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40º aniversário do livro Escola e Democracia: contribuição e novos desafios

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.