A alfabetização de crianças da escola para vida

a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954

Palavras-chave:

Avaliações educacionais SAESE, SAEB e Censo Escolar, Discriminação e preconceitos regionais, Alfabetização no estado de Sergipe

Resumo

Neste estudo, pretende-se analisar e estabelecer conexões entre o SAESE, SAEB e Censo Escolar, a fim de realizar um estudo qualitativo dos seus indicadores entre o período de 2021 a 2024. Para tal, reflete-se sobre as questões históricas que alicerçam a discriminação e o preconceito por entender que os impactos decorrentes da cultura estão representados nos resultados das avaliações locais e nacionais dos diferentes estados da federação. Nesse sentido, parte-se do entendimento que a escolarização das crianças em anos iniciais deve levar em consideração aos contextos sociais, históricos e políticos, de modo que as políticas educacionais de um currículo comum não reforcem as desigualdades, ao contrário, fortaleçam o princípio democrático da equidade regional e nacional.

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Biografia do Autor

Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Associada à Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e na Associação Nacional pela Formação dos profissionais da Educação (ANFOPE); Integrante da RedeAlfa cadastrada no Diretório do CNPQ. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT), cadastrado no Diretório do CNPQ desde 2018.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

NUNES, Suzana Mary de Andrade. A alfabetização de crianças da escola para vida: a avaliação SAESE e SAEB sobre a iniciação da leitura e da escrita no estado de Sergipe. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17954, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17954. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17954. Acesso em: 26 dez. 2024.

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