A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222

Palavras-chave:

Altas habilidades, superdotação, musicos, desenvolvimento emocional, autoregulação

Resumo

Este artigo apresenta a análise do caso de um músico talentoso de 70 anos, divorciado, que se apresentou ao psicólogo com sintomas específicos de inquietação, angústia, solidão: falta de autoestima, preocupações repetidas e falta de esperança no futuro. Foram realizadas 36 sessões entre os meses de abril a julho de 2022, de modo virtual. Durante a entrevista livre, verificou-se que o paciente apresentava excitabilidade emocional e crise existencial. O caso foi abordado com o auxílio da terapia transpessoal, especificamente a partir do uso de recursos terapêuticos tradicionais: escuta e regressão, e holísticos: meditação e musicoterapia. Os resultados apontam que excitabilidade emocional foi potencializada para o aspecto positivo, fortalecendo a self-imagem e a autoestima do paciente. Com isso, o paciente voltou a compor músicas exercitando o processo criativo e transformador, tornou-se mais assertivo demonstrando crescimento individual e evolução pessoal, sendo capaz de tomar decisões sobre seu futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTIPOFF, C.A.; CAMPOS, R.H.de F. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14 (2), 2010, p. 301-309.

BLUM, C.L. The re-enchantment of life, nature and the cosmos from transpersonal approach: the case of John the music talent. Revista Debates em Educação. Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar. 14 (36), set./dez., 2022, p. 257-269.

DABROWSKI, K. Positive disintegration. Boston. Little, Brown, 1964.

DABROWSKI, K. Psychoneurosis is not na illness. London: Gryf, 1972.

GIORGI, A. The theory, practice, and evaluation of the phenomenological method as a quantitative research procedure. Journal of Phenomenological Psychology, 28 (2), 1997, p. 235-260.

HALL, C.; NORDBY, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

HEWITT, P.L. e FLETT, G.L. Dimennsions of perfectionism in unipolar depression. Journal of Abnormal Psychology, 100, 98-101.

JACOBSEN, M.-E. The Gifted Adult: A Revolutionary Guide for Liberating Everyday Genius. Random House Publishing Group, 2000.

JAMES, T.W.; GORE, J.L.; KARNES, F.A.; MACDANIEL, S. Grandpatents’ guide to gifted children. Great Potential Pr Inc; First Printing edition, 2004.

MACDONALD, D. A. Philosophical underpinnings of Transpersonal Psychology as a Science. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.

MACDONALD, D. A. & FRIEDMAN, H. L. Qualitative assessment of transpersonal and spiritual constructs. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.

MORIN, E. O método 1: A natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2017.

NASCIMENTO, E, P.; AMAZONAS, M. & PENA-VEIGA, A. Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino Americano. São Paulo: Edições Sec. São Paulo, 2021.

PATRICK, L. E. Phenomenological method and meditation. Journal of Transpessoanl therapy. New York: John Wiley, 1994, p. 224-237.

SHEEHY, Gail. New passages: mapping your life across time. New York: Ballantine Books, 1995.

SILVERMAN, L. K. Petunias, perfectionism, and level of development. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 128-145.

STREZNEWSKI, M.K. Gifted grownups: the mixed blessings of extraordinary potencial. New York: J. Willey, 1999.

TOLAN, S. S. What we may be: what Dabrowski’s work can do for gifed adults. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 204-225.

VESTENA, C.L.B. Emotional aspect case study of a talented musician. Global Education Conference. Riverside, California, United States, held from September 22 to 23, 2022. (mimeo).

VESTENA, C. L. B.; ZWIEREWICZ, M.; GUÉRIOS, E.; SAUCEDO, L. C. Práticas educativas criativas e transformadoras em tempos de pandemia. In: “(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro” o Congresso Internacional sobre Práticas e aprendizagem Integradoras e Inovadoras. Volume 1. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.

WALSH, R.N.; VAUGLHAN, F.E. On transpersonal definitiions. Journal of Transpernsonal Psychology, 25(2), 1993, p. 199-207).

Publicado

2024-12-10

Como Citar

BLUM, Carla Luciane. A terapia transpessoal no atendimento psicológico do talentoso musical. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18222, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18222. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18222. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.