Atividades de astronomia como fomento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo do Ensino Fundamental

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242

Palavras-chave:

Deficiência., Inclusão., Ciência e Astronomia., Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo investigou as atividades pedagógicas desenvolvidas por uma professora no preparo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e as suas contribuições, como fomento à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo, no Ensino Fundamental público. Para tanto, levantou-se reflexões sobre como desenvolver um ensino de ciências que atendesse a todos, de forma a trabalhar um ensino contextualizado e que fizesse sentido no momento em que se aprende, consideradas as especificidades de alunos com deficiências. Amparada em um estudo de caso, a pesquisa é de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva e exploratória. As inquietações da pesquisa foram guiadas em torno das contribuições do preparo para a OBA para a inclusão de um aluno com deficiência intelectual e autista, ao ensino de ciências – um estudo de caso. Como resultados, identificamos que o preparo para a OBA promove a inclusão do autista e deficiente intelectual, considerando que o seu conteúdo seja adaptado e a condução docente busque estimular a interação social e autoestima entre todos os alunos. Atividades práticas e multissensoriais desenvolvidas também contribuíram neste processo, permitindo ao aluno em estudo de caso o sentimento de pertencimento na escola e nos processos educativos.

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Biografia do Autor

Luisa Fernanda Marques, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem (Forproca) Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante Especialista em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva - Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Especialista em Doenças Infecciosas e Parasitárias - Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube). Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Especialista em Gestão Escolar ( Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar) - Faculdade FARESE. Especialista em Revisão de textos em Lingua Portuguesa (Uniube). Possui Curso Técnico de Análises Clinicas - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na docência, lecionando em escolas da Rede Estadual, Municipal e Particular de Ensino de Uberaba /MG, atuando em cursos Pré- Vestibulares, Ensino Médio, Fundamental II e EJA .como professora de Biologia e Ciências. Lecionou em cursos técnicos de Instrumentação Cirúrgica, nas disciplinas de Anatomia, Biossegurança e Microbiologia. Foi orientadora do projeto "Grupos de Liderança" da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), tendo conquistado o prêmio "A Gincana Verde" do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, ministrando minicursos e auxiliando em sua organização. Foi professora Orientadora do Projeto da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas, tendo o projeto como aprovado em segundo lugar. Também professora Orientadora da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Uberaba (Proteção Integral; Diversidade e Enfrentamento das Violências). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Análises Clinicas, no Setor de Urgência. Atuou como coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico On-line oferecido pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Atualmente atua como professora de Ciências da rede municipal de ensino de Uberaba, na escola professora Geni Chaves.

Andreia Beatriz Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educacionais - Espaços Educacionais e Processos Formativos. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2007). Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2015). Pós graduação em Educação Inclusiva pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2017). Pós graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - UNIUBE (2021). Atualmente é professora de educação básica da Prefeitura Municipal de Uberaba, atuando na Sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. 

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ensino de Ciências pelo mesmo programa de Pós-Graduação. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e, licenciado em Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Não Formal, Espaços Extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de Formação de Professores. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

MARQUES, Luisa Fernanda; MOREIRA, Andreia Beatriz; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. Atividades de astronomia como fomento de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e autismo do Ensino Fundamental: um estudo de caso. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18242, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18242. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18242. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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