Reflexões de uma professora acerca das tensões de ensinar ciências para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18289

Palavras-chave:

Formação Inicial e Continuada de Professor(e)a(s) Pedagoga(o)s, Ensino de Ciências por investigação, Terra e Universo, Narrativas do vivido, Reflexão sobre a prática

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é investigar as tensões narradas por uma professora ao refletir acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre astronomia em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa interpretativa filiada ao campo da pesquisa narrativa. Para construção dos dados percorremos as reflexões de uma professora ao narrar sua experiência ao trabalhar astronomia com seus estudantes. Nossa análise destacou quatro categorias de reflexão apresentadas pela professora. A primeira aborda a importância de o docente refletir sobre sua própria prática. As outras três enfatizam as tensões enfrentadas por ela ao ensinar ciências para crianças, a saber: manter uma postura investigativa no desenvolvimento das atividades; ter uma escuta atenta às questões das crianças; e estar disponível para aprender e ensinar aquilo que ainda não domina.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SÁ, Eliane Ferreira de; MAUÉS, Ely. Reflexões de uma professora acerca das tensões de ensinar ciências para crianças. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18289, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18289. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18289. Acesso em: 29 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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