Conhecendo a terra que existo

caminhos da Alfabetização Científica Freireana na Primeira Infância no Alto Sertão Alagoano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18292

Palavras-chave:

Educação Infantil, Alfabetização Científica, Emancipação, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da pedagogia freireana na construção de práticas pedagógicas na Educação Infantil, tendo como norte a seguinte questão norteadora: quais as contribuições de Paulo Freire para o processo educativo de crianças sob uma perspectiva da Alfabetização Científica? O trabalho articula saberes populares e conhecimentos científicos no contexto da Educação Infantil e da realidade local. Para tanto, a metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, foi organizada em duas fases: a primeira de caráter teórico em que parte de estudos bibliográficos sobre as articulações entre a pedagogia freireana, a Alfabetização Científica, e a Educação Infantil. E a segunda, de caráter empírico, em que, a partir de um curso formativo com educadores(as) de uma escola municipal do Alto Sertão Alagoano foi realizado o processo de Investigação Temática para localização de problemas vivenciados pela comunidade, servindo como ponto de partida para elaboração das propostas pedagógicas. Como objeto de análise, tomou-se duas propostas educativas de um Caderno de Atividades, baseado em um Tema Gerador, o qual contempla temáticas sobre: “Práticas de plantio” e “A água e o cultivo de alimentos”. Dentre os resultados, foi identificado que as ideias de Paulo Freire demonstraram contribuir para a (re)invenção de um trabalho pedagógico com as crianças, que tenha como mote sua emancipação e não sua domesticação. E, pela interação entre educadores(as)/crianças e crianças entre crianças é fortalecido processos de construção de leituras compartilhadas dos contextos sociais e culturais em que estes sujeitos se inserem de modo a transformar a si próprios(as) e o seu mundo.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SOUZA, Isaura Lays Sá Fernandes de; SANTOS, Bruna Dayseane Almeida dos; BASTOS, Ana Paula Solino. Conhecendo a terra que existo: caminhos da Alfabetização Científica Freireana na Primeira Infância no Alto Sertão Alagoano. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18292, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18292. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18292. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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