Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Avaliação Externa, Educação Básica

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que teve como fontes de estudo as dissertações e produtos educacionais desenvolvidos em cursos de mestrado profissional em Educação, que abordaram as avaliações externas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o SAEB/Prova Brasil, entre os anos de 2009 e 2024. As dissertações foram analisadas quanto aos objetivos e propósitos de seus produtos educacionais e agrupadas utilizando-se como parâmetro de indexação o estado da arte de Barretto (2001) e Aguera (2021). Os produtos foram analisados de acordo com o eixo pedagógico de análise e construção de mensagens educativas proposto por Kaplún (2003) e a metodologia de avaliação da Produção Técnica e Tecnológica da CAPES (2019). Os resultados mostraram prevalência de dissertações voltadas à melhoria da efetivação das avaliações externas, para uma vertente não crítica. Os produtos educacionais mais encontrados foram caracterizados como “Relatório técnico conclusivo”, justificado pelo intuito de apresentar os resultados relevantes da pesquisa, seus achados, conclusões, impacto social e/ou sugestões de aplicação do conhecimento produzido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibeli Aparecida de Souza Cordeiro, Prefeitura Municipal de Cambará (PR)

Professora da Rede Municipal de Educação de Cambará (PR). Aluna do mestrado em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação. Professora Associada do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho.

Referências

AGUERA, J. dos S.; SOLIGO, V. Estudo da arte: avaliação em larga escala – Prova Brasil 2013 a 2017. In: SILVA, S. A. R. da; OLIVEIRA FILHO, F. L. C. de. (orgs.). Formação docente, políticas e práticas pedagógicas na contemporaneidade. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 31-43, 2021. DOI: 10.47879/ed.ep.2021236p31. Disponível em: https://portal.epitaya.com.br/index.php/ebooks/article/view/149. Acesso em: 20 out. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARRETTO, E. S. S. Avaliação na educação básica entre dois modelos. Educação & Sociedade, ano XXII, n.º 75, Ago. de 2001, p. 48-66.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 80, de 16 de dezembro de 1998. Regulamenta a criação e a oferta de cursos de mestrado profissional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 dez. 1998. Seção 1, p. 6.

BRASIL. Ministério da Educação. Produção Técnica. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/pt/relatoriostecnicos-dav. Acesso em: 30 abr. 2024.

DOURADO, Ednolia Carvalho; LIMA, Teofilândia Rodrigues de. Qualidade da educação: a transformação dos elementos da Prova Brasil em norteadores da prática pedagógica através de atuações educativas de êxito das comunidades de aprendizagem. 2015. 80 f. Projeto de Intervenção (Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRENZEL, Fabiana Boff. Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

KAPLÚN, Gabriel. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, (27), maio/ago. 2003, p. 46 a 60. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491/40205. Acesso em: 23 de maio de 2024.

LALLI, Maria Eduarda de Lara. Luta da classe trabalhadora na escola pública brasileira à luz da pedagogia histórico-crítica: uma análise sobre as avaliações externas. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022.

LOPES, Liliane Milanezi. Políticas educacionais e o estado avaliador: a padronização do ensino em contradição com a proposta de educação integral. 2022. 271 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2022.

LUZ, Regina Celia da. A avaliação externa em larga escala e as repercussões no cotidiano escolar. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

MACHADO, Andrea Sebastiana do Rosario Cavalcante. O gestor escolar e os desafios da apropriação dos resultados das avaliações em larga escala: impactos de intervenções pedagógicas em quatro escolas amazonenses. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

MARCONI, Juliana Rodrigues. Avaliações externas no contexto escolar: o desafio na rotina de trabalho do coordenador pedagógico. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional) - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

MARTINS, Carlos Augusto Nogueira. Usos e apropriações dos resultados das avaliações externas pela equipe gestora da escola. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.

MOURA, Fábio Junior. A gestão dos resultados do SAERJINHO de Matemática em três escolas estaduais de Italva/RJ. 2014. 214 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.

OLIVEIRA, Silvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da rede pública do Distrito Federal. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.

PANICO, Roberta Leite. Avaliação externa: apropriação e usos pelos gestores educacionais de três municípios maranhenses. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

RUBIO, Katia Eleoterio. A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

RUCKSTADTER, F. M. M.; RUCKSTADTER, V. C. M. Programas de pós-graduação em educação na modalidade profissional: desafios e perspectivas de contribuição para a educação básica. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 18, p. e023do2007, 2023. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2480. Acesso em: 2 nov. 2024.

SOUZA, Aparecida Meireles de Souza E. A utilização dos resultados das avaliações externas pelos gestores escolares estaduais de Porto Velho - Rondônia. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

SOUZA, Márcia Lima Santos de. Política de avaliação externa: interferência do IDEB na gestão e na organização pedagógica na escola. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

SUCUPIRA, N. et alii. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 162-173, Dec. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000300014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02 Nov. 2024. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014.

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; CORDEIRO, Cibeli Aparecida de Souza; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação: uma revisão de literatura. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18419, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18419. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.