Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Mestrado Profissional em Educação, Avaliação Externa, Educação Básica

Resumo

Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que teve como fontes de estudo as dissertações e produtos educacionais desenvolvidos em cursos de mestrado profissional em Educação, que abordaram as avaliações externas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o SAEB/Prova Brasil, entre os anos de 2009 e 2024. As dissertações foram analisadas quanto aos objetivos e propósitos de seus produtos educacionais e agrupadas utilizando-se como parâmetro de indexação o estado da arte de Barretto (2001) e Aguera (2021). Os produtos foram analisados de acordo com o eixo pedagógico de análise e construção de mensagens educativas proposto por Kaplún (2003) e a metodologia de avaliação da Produção Técnica e Tecnológica da CAPES (2019). Os resultados mostraram prevalência de dissertações voltadas à melhoria da efetivação das avaliações externas, para uma vertente não crítica. Os produtos educacionais mais encontrados foram caracterizados como “Relatório técnico conclusivo”, justificado pelo intuito de apresentar os resultados relevantes da pesquisa, seus achados, conclusões, impacto social e/ou sugestões de aplicação do conhecimento produzido.

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Biografia do Autor

Cibeli Aparecida de Souza Cordeiro, Prefeitura Municipal de Cambará (PR)

Professora da Rede Municipal de Educação de Cambará (PR). Aluna do mestrado em Educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação. Professora Associada do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; CORDEIRO, Cibeli Aparecida de Souza; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano. Contribuições das pesquisas sobre avaliação externa no Ensino Fundamental em Programas de Pós-Graduação Profissionais na área de Educação: uma revisão de literatura. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18419, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18419. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18419. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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