Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Criatividade, Pesquisa, Pós-Graduação

Resumo

O conjunto de propostas que instituiu o Novo Ensino Médio brasileiro tem indicado mudanças na estrutura e funcionamento dos processos educativos, fundamentado nas concepções de protagonismo juvenil, de organização de projeto de vida e de escolha profissional, o que indica demandas que podem ser melhor compreendidas se transformadas em objetos de estudos de pesquisas no contexto da pós-graduação. O objetivo foi analisar como os processos relacionados à criatividade e inovação são apresentados nos documentos oficiais do Novo Ensino Médio e como são desenvolvidos no cotidiano das escolas, destacando demandas que podem ser atendidas com a contribuição da pesquisa da pós-graduação. Por meio da abordagem qualitativa, realizou-se um estudo documental e bibliográfico. Pela análise de conteúdo de Bardin (2011), chegou-se a três categorias: criatividade e inovação no contexto educacional; orientações legais e menção à criatividade; práticas e processos criativos no Ensino Médio. Por meio da análise compreendeu-se que os documentos oficiais pouco priorizam as propostas criativas. Reconhece-se, no entanto, que no contexto da prática existem ações desenvolvidas em escolas de Educação Básica, especialmente, no Ensino Médio, as quais desenvolvem projetos criativos e personalizados. Isso evidencia possibilidades que podem ser valorizadas pelas pesquisas da pós-graduação, bem como necessidades que podem ser supridas com seu apoio, incluindo as que dependem de incentivo à criatividade dos estudantes para que possam transitar com fluidez no mundo desafiador e em acelerada transformação.

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Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Educação, área de concentração Currículo, pela Universidade do Vale do Itajaí, SC (2018) e período Sanduíche na Universidade do Minho - Portugal (2017). Mestre em Educação (2013) e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição (2001). Tem experiência na docência, com atuação nos cursos de licenciatura e em cursos de Especialização em Educação Inclusiva. Pesquisadora participante do LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores, do GCET - Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade e do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC/UDESC e do Grupo de Estudos em Inclusão no Ensino Superior do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: formação de professores; inclusão, políticas públicas; currículo; práticas pedagógicas; Ensino Médio. Atua como docente nos cursos de Licenciatura da UNIFEBE. Atualmente, é participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Mestrado em Educação em Rede da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e UNIFEBE). Atua como docente no PPGEB da UNIARP, cursos de Mestrado e Doutorado

Cirlei de Souza Moreira Dias, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Mestranda no PPGEB UNIARP 2024. Especialização em Educação Especial e Graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade do Contestado (2001). trabalha como professora efetiva no Atendimento Educacional Especializado na Escola de Educação Básica Gonçalves Dias - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, professora de LIBRAS, Metodologias da Educação Especial e Atividades Práticas Formativas - Projeto Integrador no curso de Pedagogia na Universidade Alto vale do Rio do Peixe - UNIAP. Experiência na área da Educação, com ênfase no ensino e tradução da LIBRAS e Educação Especial.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

ZLUHAN, Mara Regina; CORRÊA, Shirlei de Souza; DIAS, Cirlei de Souza Moreira. Práticas criativas e inovadoras no novo ensino médio e as contribuições da pesquisa da pós-graduação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18422, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18422. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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