Narrativas reflexivas de docentes sobre formação e atuação na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18425Palavras-chave:
Narrativas Reflexivas, Educação Especial, Escola MunicipalResumo
A construção de uma sociedade democrática e inclusiva viabilizar-se-á quando professores e estudantes se comprometerem com o atendimento à diversidade que a constitui. Este estudo tem como eixo temático a educação inclusiva. Objetiva analisar o papel dos professores que atuam na Educação Especial na rede municipal de Maceió nos processos de ensino e aprendizagem, formas de integração, inclusão e comunicação evidenciadas no registro de suas narrativas reflexivas. A ideia central surge como parte de um movimento no grupo de pesquisa Prática de Aprendizagem Integradora e Inovadora – PAII, e da necessidade dos registros das vozes dos professores e, em seguida, entrevistados que atuam na educação especial. Em se tratando da metodologia adotada a mesma está fundamentada na Pesquisa Qualitativa. A pesquisa ocorreu com 7 (sete) professores de escolas da rede municipal da cidade de Maceió - AL. Foram utilizados como instrumentos a entrevista estruturada através de formulário eletrônico, e, em seguida, registros das narrativas dos entrevistados em portfólios individuais das pesquisadoras. A análise dos dados fundamentou-se nas publicações dos pesquisadores da área de Narrativas Reflexivas Profissionais e Educação Especial. Os resultados evidenciam que, apesar das limitações na formação inicial, os professores da educação especial demonstram comprometimento e resiliência. A formação continuada, o domínio das legislações inclusivas e políticas públicas eficazes são apontados como essenciais para a melhoria das práticas pedagógicas e para a efetivação de um ensino verdadeiramente inclusivo. Contudo, a insuficiência de recursos e a falta de suporte institucional permanecem como barreiras significativas para o avanço da educação inclusiva.
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