O Pensamento Complexo na Formação Docente para a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18427

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Formação inicial de professores, Educação

Resumo

A formação inicial de professores no Brasil visa assegurar a qualidade da Educação Básica, onde o desafio atual é superar práticas pedagógicas fragmentadas nos cursos de licenciatura ofertados pelas universidades. Este trabalho tem por objetivo apresentar contribuições que possam aprimorar os cursos de formação inicial de professores para a Educação Básica, por meio de propostas integradoras e alinhadas às demandas contemporâneas do ensino e da aprendizagem. A pesquisa é do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando como fontes livros, artigos, periódicos eletrônicos e documentos orientadores. Os principais resultados apontam para uma possibilidade de utilização da base episte-metodológica do Pensamento Complexo para orientar a práxis dos cursos de licenciatura.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

MAZZURANA, Elis Regina; PRIGOL, Edna Liz; ADACHESKI, Adriana Aparecida Dihl. O Pensamento Complexo na Formação Docente para a Educação Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18427, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18427. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18427. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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