Pensamento crítico e criativo na educação em ciências desde os primeiros anos

Desafios e potencialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18848

Palavras-chave:

Educação em ciências nos primeiros anos, Pensamento crítico e criativo

Resumo

Na atualidade, em particular nas sociedades democráticas profundamente marcadas pela ciência e pela tecnologia, a literacia científica e o pensamento crítico e criativo afiguram-se como componentes cruciais na formação de crianças e jovens, enquanto cidadãos capazes de pensar e agir esclarecida e racionalmente nos diferentes contextos de vida, de forma a viabilizar a construção de modos de vida mais produtivos, equitativos e mais justos. Arroga-se a relevância da educação em ciências, desde cedo, para todas as crianças, numa perspetiva de literacia científica. Tal implica uma ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Promover estes tipos de pensamento das crianças e dos jovens requer e impõe, desde logo, uma visão compreensiva, clara em relação ao que se entende por PCC e, coerentemente, com formas de o promover, ancoradas e fundamentadas em evidência científica, baseada em investigação. No presente artigo, explicita-se um referencial acerca do pensamento crítico e criativo, suporte para o desenvolvimento, explicito, intencional e fundamentado, de ações incitativas do desenvolvimento destas formas de pensar das crianças. Neste quadro, descrevem-se estratégias e respetiva operacionalização, para garantir uma orientação para o pensamento crítico e criativo.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui M. Pensamento crítico e criativo na educação em ciências desde os primeiros anos: Desafios e potencialidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18848, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18848. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18848. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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