A fotografia como metodologia investigativa: uma contribuição do Photovoice para as sequências de ensino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p186-196Palavras-chave:
Photovoice, Ensino de Ciências por Investigação, Sequência de ensinoResumo
O trabalho é um recorte de uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes aos recursos hídricos. Estabelecemos a fotografia como metodologia investigativa, que aproxima o aluno da realidade, permite a atribuição de significados e a criticidade. Utilizamos o Photovoice como metodologia de ação participativa e colaborativa baseada em fotografias capturadas pelos sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, o caráter participativo, dialógico e interdisciplinar favoreceu a identificação dos problemas ambientais. Os resultados indicam que a interação dos sujeitos com o ecossistema sob o enfoque cognitivo e subsidiada pelo Photovoice deu sentido a ação de aprender, permitindo um diálogo sobre os valores, informações, crenças, conceitos e experiências construídas.Downloads
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