Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28

Palavras-chave:

Palavras-chave, Interações Sociais. Meio digital. Escrita.

Resumo

Analisa as práticas de escrita de alunos do Curso de Letras/UFC em interação on-line no contexto de suas aprendizagens. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem etnográfica em quatro momentos: a) acompanhamento dos alunos em suas aulas; b) análise da elaboração de projetos de pesquisa no Google Drive; c) observação dos escritos no Facebook; d) e conversas, para integração de saberes. As análises focaram a escrita no meio digital associadas ao conceito de interação social de Goffman (2012). Como principais resultados, observou-se que no Curso de Letras, permeiam valores específicos acerca da aprendizagem na escrita na medida em que as interações sociais on-line e off-line, que mediam essa aprendizagem, circunscrevem o funcionamento das hierarquias institucionais e, como decorrência disso, as práticas de escritas formais em detrimento de dimensões informais e interações menos hierarquizadas entre os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará (UFC)


Antropólogo e Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor do Departamento de Estudos Interdisciplinares do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). Corpo docente permanente dos Eixos de Pesquisa "Antropologia da Educação" e "Educação e Tecnologias Digitais" do Programa de Pós-Graduação em Educação  Brasileira/UFC.

Ellen Lacerda Carvalho Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Rede Estadual do Ceará. Professora do Centro Universitário Christus (Unichristus). 

Referências

BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Práticas de escrita de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

______. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 2015.

______. A Representação do eu na vida cotidiana. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.

MEDEIROS. Zulmira. Gêneros, multimodalidade e letramentos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 581-612, 2014.

NUNES. Jordão Horta. A sociolingüística de Goffman e a comunicação mediada. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 253-286, nov. 2007.

______. O trabalho antropológico. São Paulo: UNESP, 1998.

______. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1988.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

GUSSI, Alcides Fernando; BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho. Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 14–28, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7044. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.