Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Formação de professores, Materialismo histórico dialético

Resumo

A pedagogia histórico-crítica (PHC) é a teoria da educação embasada no materialismo histórico-dialético. Sob essa perspectiva, a especificidade da educação no contexto escolar consiste na transmissão e apropriação dos conhecimentos historicamente elaborados. Visto isso, este ensaio teórico objetivou discutir sobre possíveis interações entre os princípios ‘conhecimentos clássicos’ e ‘trabalho educativo’ respaldados na PHC, articulando-os ao ensino de Ciências e Biologia. A partir do diálogo com os referenciais teóricos, enfatizamos que a socialização dos conhecimentos clássicos, na forma de conteúdos escolares, por meio do trabalho educativo, é condição precípua para que o ensino de Ciências se concretize sob a perspectiva histórico dialética.

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Biografia do Autor

Josiane de Cássia Zaneti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), campus de Jaboticabal. Mestre (2012) e doutora (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru e membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais". Áreas de interesse: formação de professores, ensino de ciências e biologia.

Hederson Aparecido de Almeida, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2013), na qual atuou como bolsista do PIBID de Biologia (2012-2013). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Doutorando do programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru. Integrante do grupo de pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais da UNESP. Atua na área de educação, com ênfase em estudos da linguagem analógica no ensino de Ciências e Biologia e formação de professores.

Matheus Zaffani Borges, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho (2017). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Bauru. Integrante do grupo de pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais" (UNESP). Áreas de interesse: formação docente, gênero e sexualidade, educação sexual, ensino de ciências e biologia, pedagogia histórico-crítica.

Renato Eugênio da Silva Diniz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e livre-docência em Didática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, ensino de ciências, educação ambiental, professor de ciências e material didático.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

ZANETI, Josiane de Cássia; DE ALMEIDA, Hederson Aparecido; ZAFFANI BORGES, Matheus; DA SILVA DINIZ, Renato Eugênio. Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 302–322, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7307. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

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