Educação profissional e currículo integrado: um estudo sobre numeramento em curso de agroindústria do Instituto Federal de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p495-508

Palavras-chave:

Agroindústria, Currículo Integrado, Educação Profissional, Numeramento

Resumo

Considerando a necessidade de diálogo entre as disciplinas propedêuticas e da formação profissional, bem como a necessária interdisciplinaridade para a efetivação do currículo integrado na educação profissional de nível médio, este artigo apresenta uma investigação sobre o numeramento requerido à formação do técnico em agroindústria desenvolvida no Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas, descobriu-se elementos do numeramento em tela, quais foram: indicador da proficiência do ingresso, contextos de aplicação da Matemática naquela prática profissional, saberes, habilidades e competências de Matemática esperados ao egresso. Esses resultados podem contribuir na revisão do projeto político pedagógico daquele curso e de seus homônimos na Rede Federal, bem como ensejar a elaboração de material didático específico, capaz de auxiliar inclusive na formação continuada de professores que ensinam Matemática no âmbito da educação profissional, científica e tecnológica.

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Biografia do Autor

Anna Laura Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Técnica em Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas

Pablo Guilherme Tenório de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Discente de Agroindústria pelo Instituto Federal de Alagoas

Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe na área de Matemática.

Fernando Valério Ferreira de Brito, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor do Instituto Federal de Alagoas - Campus Viçosa na área de Matemática.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

SILVA, Anna Laura; TENÓRIO DE MELO, Pablo Guilherme; BERNARDO DA SILVA, Ewerton Roosewelt; FERREIRA DE BRITO, Fernando Valério. Educação profissional e currículo integrado: um estudo sobre numeramento em curso de agroindústria do Instituto Federal de Alagoas. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 495–508, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p495-508. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7661. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"