Efeitos do racismo da trajetória escolar de crianças: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p176-198

Palavras-chave:

Criança, Educação, Racismo na escola

Resumo

O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão integrativa de estudos com foco nos efeitos do racismo em crianças no contexto da escola. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, Periódicos Capes, Base Digital de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, utilizando os termos “racismo”, “escola” e “educação”, tomando-se as crianças como foco. O banco final incluído na análise foi constituído por 34 estudos empíricos (16 artigos, 12 dissertações e 6 teses), publicados desde 1999. Os estudos revelam efeitos nocivos do racismo nas crianças negras, principalmente no desenvolvimento da identidade e autoconceito negativo, na baixa autoestima e no fracasso escolar. Sugere-se que medidas sejam urgentemente implementadas visando à redução do racismo na escola.

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Biografia do Autor

Ueliton Santos Moreira-Primo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista da CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (CNPq).

Dalila Xavier de França, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Psicologia Social pelo Instituto Superior do trabalho e da empesa (Lisboa/PT); Pós-Doutora pela Universidade Computense de Madrid (Es). Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (CNPq).

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

MOREIRA-PRIMO, Ueliton Santos; FRANÇA, Dalila Xavier de. Efeitos do racismo da trajetória escolar de crianças: uma revisão sistemática. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 176–198, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p176-198. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8403. Acesso em: 22 dez. 2024.

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