A produção científica na área de acessibilidade nas revistas brasileiras de educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p215-231

Palavras-chave:

Acessibilidade. Revisão de literatura. Educação especial.

Resumo

Neste estudo, de natureza bibliográfica, sobre as publicações referentes à acessibilidade, utilizamos os sites da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE/ABPEE) e da Revista Educação Especial (REE/UFSM). Encontramos 21 publicações, sendo 11 artigos na RBEE e 10 na REE, os quais foram analisados por categorias, são elas: 1) Ano e quantidade de artigos publicados; 2) Tipo de autoria dos artigos; 3) Área de formação de autores e coautores; 4) Gênero textual dos artigos e; 5) Temas relacionados à acessibilidade. Após o exposto das produções científicas, muitas pesquisas apontam que alguns dos fatores que interferem na concretização da real inclusão são, por exemplo, a lacuna existente na formação dos professores a respeito da inclusão, da acessibilidade, a atuação com pessoas com deficiência, o conhecimento das políticas públicas, a falta de estrutura física nas escolas para que todos possam usufruir os espaços e as dificuldades e o assistencialismo aos alunos com deficiência.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

MATOS, Maria Almerinda de Souza; SOUZA, Danilo Batista de. A produção científica na área de acessibilidade nas revistas brasileiras de educação especial. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 215–231, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p215-231. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8899. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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