“Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p95-114

Palavras-chave:

Educação Infantil. Alimentação. Relações de poder.

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar aspectos relacionados à alimentação infantil das crianças com atenção para as relações estabelecidas. Parte do pressuposto de que a alimentação carrega consigo uma gama de valores culturais, sociais, afetivos e comportamentais construídos historicamente que quando vividos institucionalmente pelas crianças pequenas produzem impactos na constituição de suas subjetividades. Trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com coleta de dados em uma instituição pública de Educação Infantil de uma cidade de médio porte da região centro-sul do Paraná, por meio de observações e fotografias. A reflexão, ancorada na perspectiva foucaultiana, nos ajudou a compreender que a alimentação está impregnada pela dinâmica do controle dos corpos infantis por meio de relações de dominação que desconsideram o respeito devido às crianças pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.

Eliane Dominico, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. 

Débora Ribeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná/UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Maristela Aparecida Nunes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste//UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

MESOMO LIRA, Aliandra Cristina; DOMINICO, Eliane; RIBEIRO, Débora; NUNES, Maristela Aparecida. “Princesa come de boca fechada”: reflexões foucaultianas sobre as práticas alimentares na Educação Infantil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 95–114, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p95-114. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9181. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 88 89 90 91 92 93 94 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.