Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16

Palavras-chave:

Seriação, Multisseriação, História

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a organização escolar seriada e identificar a racionalidade que sustenta as diferentes formas de organização escolar. Para isto, criamos duas personagens:  Dona Seriação e Dona Multisseriação que argumentam e pontuam o quanto estas classificações são arbitrárias e contingentes. Autores como Ariès (1986), Caruzo e Dussel (2003), nos ajudaram a compor parte de uma história que inicia com crianças e adultos misturados em um mesmo espaço educacional, para, logo em seguida, exigir a classificação e separação dos mesmos. Para além dos argumentos de cada uma das personagens criadas, pretendemos ressaltar que as formas de organização dos tempos/espaços escolares não é, de forma alguma algo tranquilo, natural, mas, algo inteiramente fabricado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mari Teresinha Alminhana Panni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS – Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS – Professora de Educação Infantil da rede municipal de Osório; professora de Anos Iniciais da rede municipal de Xangri-Lá, RS, Brasil.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Campus Litoral Norte. Tramandaí, RS, Brasil. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – UFRGS-

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

ALMINHANA PANNI, Mari Teresinha; GLAVAM DUARTE, Claudia. Provocações entre duas senhoras: dona seriação e dona multisseriação. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 1–16, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p1-16. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9617. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.