Pressupostos sobre políticas de accountability em publicações na área da educação: implicações e tensões no governo democrático da educação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p199-214Palavras-chave:
Accountability educacional, regulação por resultados, governo democráticoResumo
O artigo tem por objetivo capturar pressupostos sobre políticas de accountability e seus híbridos sentidos, bem como auscultar pontos de tensão que se armam na argumentação de autores em face de temas ou fenômenos acercados por eles no entorno da ideia de governo democrático da educação. Caracterizando-se como um estudo bibliográfico, teve por base o levantamento de publicações datadas entre 1990 e 2018, constantes no Portal de Periódicos da Capes e na Base Eric (Institute of Education Sciences), operado em três etapas articuladas. Conclui que os debates têm maior concentração sobre o caráter deletério de políticas de accountability educacional de perfil gerencialista sobre o plano democrático de escolas e sistemas de ensino, embora também figurem enfoques na participação ampliada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).