Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cultura Escrita, Formação da criança leitora, Ato de ler, Histórias em quadrinhos.

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar alguns importantes aspectos sobre o ensino do ato de ler na escola e suas implicações para a formação da criança leitora, compreendendo o ato de ler como um ato cultural e historicamente constituído. Para tanto, busca discutir a inserção da criança no mundo da cultura escrita, especificamente sobre situações de leitura do gênero discursivo histórias em quadrinhos na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos, compreendendo-o como um gênero literário e rompendo com a restrição da leitura deste gênero somente a partir do Ensino Fundamental. Os apontamentos argumentativos apresentados se fundamentam no arcabouço teórico científico da escola de Vygotsky e na perspectiva do Círculo de Bakhtin. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunto do Departamento de Educação no Centro de Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

SILVA, Greice Ferreira da; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; BALÇA, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva. Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 116–131, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp116-131. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9931. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Artigos Semelhantes

<< < 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.