Stay or escape?

Profile and expectations of students of higher education courses at UFPB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp492-513

Keywords:

Higher Education, Evasion, Permanence

Abstract

The text discusses the issue of permanence and dropout in higher education undergraduate courses at the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus I, exposing the students' perspectives to stay or abdicating the course, as well as the difficulties and facilities for making this decision. The research, developed over the first three periods of the course (2016.2 to 2017.1), is characterized as a longitudinal research with a quantitative methodology. Empirical information about 16 undergraduate courses that had the highest and lowest dropout and permanence rates, covering all areas of knowledge, were collected through a questionnaire, organized following contributions from theoretical models related to dropout and permanence in higher education. Data analysis made it possible to conclude that the existence of contradictory, and at the same time relational, aspects dynamizes evasion and/or permanence, according to the objective or subjective conditions of the students, in which sociability relationships, contextual and structural conditions occur, permanence policies and programs aimed at minimizing the effects of social inequality in Higher Education.

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Author Biographies

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. Faz parte do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). É membro efetivo da Rede de Pesquisa Universitas/Br ? EIXO 5 Acesso e Permanência. Faz parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação (Lisboa/PT) e atua como investigadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIEd/UHLT/Pt). É atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior e Sociedade (GEPESS), desenvolvendo as pesquisas ?Os impactos das políticas de cotas no contexto da inclusão na Universidade Federal da Paraíba: acesso, permanência e Evasão na Educação Superior? (PIBIC/UFPB) e ?Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). Possui publicações e atuação nos seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Educação Popular e Educação do Campo e Extensão Universitária.

Emília Maria Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1992). Realizou pós doutorado na Universidade Autónoma de Barcelona (2002/2003) com Bolsa CAPES e Estágio Sênior na Universidade de Valência (2015/2016) ambos com bolsa CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq ( 2004 - ). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, Vice-coordenadora da Cátedra UNESCO de EJA da Universidade Federal da Paraíba. Coordena o convênio institucional, por parte da UFPB, com a Universidade de Valência. Compõe o Comitê Científico do Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas, da Universidade de Valência (2016) Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB (1994/1998) e o curso de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA) da UFPB (2011/2013); Coordenou o Projeto de Cursos de Especialização para professores e gestores da EJA realizado na África (Cabo Verde e Guiné Bissau) e financiado pelo MEC/SECADI; Atuou como Coordenadora do Programa Bilateral de Intercâmbio Internacional CAPES/FCT (2010/2012); Membro do Instituto de Desenvolvimento da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como avaliadora da CAPES dos Programas de Pós Graduação - área Educação.(1999/2002); Coordenou o Programa Escola Zé Peão (2004/2206). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PMGOA/UFPB) - 2018- 2020. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes (PMGOA/UFPB) - 2020- . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educaçao de jovens e adultos, avaliação de políticas públicas para o trabalho, avaliação de políticas públicas, aprendizagens de pessoas jovens e adultas e educação de adultos.

Robson Palmeira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV/ UFPB), tecnólogo com graduação em Sistemas para Internet, pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Redentorista (ETER). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Engenharia de software, gerenciamento e manutenção em equipamentos de Informática, equipamentos de laboratório e hospitalares. Atualmente é servidor público Federal trabalhando na área de Tecnologia da Informação como Coordenador de TI na Escola Técnica de Saúde da UFPB (ETS). É pesquisador no Grupo de Pesquisa " MAPA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA: ANÁLISE DO SETOR PÚBLICO E PRIVADO e GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A CONDIÇÃO DISCENTE, objetivos discutir, problematizar e entender a relação entre o estudante e as instituições de ensino no Brasil, com vistas a contribuir com a criação de um novo modelo educacional mais democrático, participativo e inclusivo.

Adriana Diniz, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é Diretora do Centro de Educação, tendo ingressado na Universidade Federal da Paraíba, no ano de janeiro de 2012, na área de Gestão Educacional; Professora Associado I, com atuação nos Mestrados Profissionais do PPGOA - Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes e Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAV. É Coordenadora do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desde 2019. Foi Assessora de Graduação do Centro de Educação (2013 - 2016). Foi Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010-2011). Doutora pela Universidade de Valência/ Espanha, reconhecido no Brasil pelo Doutorado em Educação da UFC (2011), com menção de Doutorado Europeu. Graduação em Pedagogia (UFPB, 1994) e em Ciências Contábeis (UNIPE, 1990). Especialização em Pesquisa Educacional (UFPB, 1994) e em Direitos da Criança (UV / UNESCO, 2007). No âmbito da educação básica, exerceu diversos cargos, destacamos: Secretária Municipal de Educação de Bayeux (2017), Secretária Adjunta de Educação e Cultura do Estado do RN (2011), Secretária Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (2003 ? 2004), Presidente NE da UNDIME (2003 - 2004). Atuação em Conselhos: Conselho Estadual do FUNDEB do RN (2011), Conselho Estadual da Educação da PB (2003 ? 2006), Conselho Municipal de Educação (1998 ? 2002), Conselho Estadual do FUNDEF da PB (2004 ? 2005), Conselho Municipal do FUNDEF (1999 ? 2000). Atuação em ONG de âmbito latino-americano (SLA MIEC ? JECI), com sede em Quito - Equador, entre 1995 - 1997, na área de educação para a cidadania. Atuação na alfabetização de adultos, no Projeto Escola Zé Peão (UFPB e Sintricom), no período de 1991 a 1995. Temas principais de estudo e pesquisa: gestão da educação pública, ensino superior, educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida e teoria da biograficidade.

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Published

2021-09-29

How to Cite

JEZINE, Edineide; PRESTES, Emília Maria; PALMEIRA, Robson; DINIZ, Adriana. Stay or escape? : Profile and expectations of students of higher education courses at UFPB. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 492–513, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp492-513. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12094. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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