Theoretical/epistemological conceptions of the game and Jean Piaget's genetic epistemology

outlines for a ludic chemistry teaching

Authors

  • Márlon Herbert Flora Barbosa Soares Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Felipe Augusto de Melo Rezende Universidade Federal de Goiás – UFG

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p289-305

Keywords:

Game, Genetic Epistemology, Chemistry teaching

Abstract

The present work proposes to discuss philosophical, sociological and epistemological aspects of the game, bringing the contributions of three theorists: Johan Huizinga, Roger Caillois and Gilles Brougère, with the objective of highlighting the contributions of the authors to the field of games, as well as emphasizing the particularities of pedagogical games to the detriment of the stricto game. In addition to the highlighted epistemological panorama, elements of Genetic Epistemology by Jean Piaget were approached, with the definition of educational games proposed by Cleophas, Cavalcanti and Soares (2018), in order to highlight the types of assimilations and equilibrations favored in each game (didactic game, educational game and informal educational game), as well as the characteristics of the games of rules, symbolic and exercises proposed by Piaget.

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Author Biographies

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares , Universidade Federal de Goiás - UFG

Licenciado em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 1992 e 1998. Desde 1993, mininstrava aulas de química e física no ensino médio público. Em 2001, concluiu o mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhando com ensino de química analítica, cujo dissertação versava sobre a caracterização e aplicação de corantes naturais de flores em equilíbrio químico, mudança de coloração, indicadores naturais enfim. No mesmo ano, 2001, foi aprovado para o doutorado em química, também pela UFSCar; sua tese versava sobre o uso de jogos em ensino de química. Concluiu o doutorado em 2004, três anos após o ingresso e dois anos após ter sido aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás, onde está atualmente. Hoje é PROFESSOR TITULAR e um dos professores da área de ensino de química do Instituto de Química da UFG. Coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ - UFG entre 2008-2012. Coordenou o estágio de licenciatura por 5 anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientou 12 alunos de doutorado, 30 alunos de mestrado e 22 alunos de Iniciação Científica até o presente momento, além de 25 monografias de final de curso, implantadas em 2007 na licenciatura em Química da UFG. Atualmente, orienta 4 alunos de mestrado e 8 alunos de doutorado pelo PPGQ E PPGECM da UFG. Publicou até o momento 86 artigos em periódicos especializados e 302 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 89 deles, trabalhos completos. Tenho 17 capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lançou seu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que se encontra na 2a edição no ano de 2015. No ano de 2018 lançou um livro novo: Didatização Lúdica no Ensino de Química/Ciências, em parceria com Cleophas, M. G. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atua são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências.

 

http://lattes.cnpq.br/9698540158266610

Felipe Augusto de Melo Rezende , Universidade Federal de Goiás – UFG

Possui Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí (2014), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisador na área de Ensino de Ciências/Química. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente com: Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores e Feminismos.

 

http://lattes.cnpq.br/9471863315177686

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Published

2021-11-30

How to Cite

SOARES , Márlon Herbert Flora Barbosa; REZENDE , Felipe Augusto de Melo. Theoretical/epistemological conceptions of the game and Jean Piaget’s genetic epistemology: outlines for a ludic chemistry teaching. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 289–305, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p289-305. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13057. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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