A look at the continuous training of Physical Education teachers from an inclusive perspective in Portugal
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15111Keywords:
Continuous Teacher Training, Master´s Degree, Inclusive Physical EducationAbstract
The aim of this study was to understand how continuous teacher training at the Master´s degree takes place from an inclusive perspective. A survey of master´s courses was carried out on the DGES website to analyze courses with disciplines from an inclusive perspective. 11 courses of 11 universties were analyzed. It is concluded that the continuous teacher training of Physical Education teachers in Portugal is structured to discuss pedagogical practice in an inclusive school context.
Downloads
References
ALVES, M. L. T. et al., A pesquisa em atividade física adaptada. Pensar a prática, Goiânia, v.20, n.1, jan./mar., 2017.
ALVES, M. L. T.; FIORINI, M. L. S. Como promover a inclusão nas aulas de educação física? A adaptação como caminho. Revista da Sobama, Marília, v.19, n.1, p.3-16, jan./jun., 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BRASIL. MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
DGES. Direção-Geral do Ensino Superior. Disponível em: https://www.dges.gov.pt/pt/pesquisa_cursos_instituicoes?plid=372. Acesso em: 03/01/2023.
FERNANDES, M. M.; COSTA, R. A.; IAOCHITE, R. T. Autoeficácia docente de futuros professores de educação física em contextos de inclusão no ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 219-232, 2019.
FONSECA, M. P. S. Formação de professores de educação física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. 2014. 202f. Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2014.
HAEGELE, J.; ZHU, Z.; DAVIS, S. Barriers and facilitators of physical education participation for students with disabilities: an exploratory study. International Journal of Inclusive Education. p.1-12, 2017.
INES, H.; SEABRA, F.; PACHECO, J. A. Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal. Revista Lusófona de Educação. n. 53, p.11-30, 2021. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11693. Acesso em: 05 de janeiro de 2023.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Atas do 4 Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa e do 6º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação: Investigação Qualitativa em Educação / Investigación Cualitativa en Educación, Aracaju, Brasil, 2015, volume 2.
MORAIS, M. P.; CAMPOS, M. J. C.; RODRIGUES, G. M. Formação contínua de professores de Educação Física face à perspectiva inclusiva. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 20, n. 2, 2019.
MORAIS, M. P. Formação contínua em Educação Física em face da perspectiva inclusiva: experiências perceptivas no Brasil e em Portugal. 2021. 283 f. Tese (Doutorado), Universidade São Judas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, São Paulo, 2021.
MORAIS, M. P.; CAMPOS, M. J. C. O impacto das autopercepções na autoeficácia dos professores de educação física em Portugal – análise da experiência e da competencia percebidas. RevistAleph, nº Especial, jul. 2021.
SANTOS, S. D. G.; FUMES, N. L. F.; FERREIRA, J.P. Experiência e formação dos professores de Educação Física das Universidades de Portugal na perspectiva inclusiva. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, v. 16, n. 02, 2015.
PORTUGAL. Portaria nº 256/2005. Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho. CNAEF – Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação. 2005. Disponível em: https://certifica.dgert.gov.pt/legislacao/cnaef-classificacao-nacional-de-areas-de-educacao-e-formacao.aspx. Acesso em: 10/01/2023.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 43/2007. Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário. Publicado em 22 de fevereiro de 2007. Diário da República, Série I, nº 38/2007, p.1320-1328.
PORTUGAL. Decreto – Lei nº 54/2018. Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão em ambiente escolar. Publicado em 06 de Julho de 2018. Diário da República, Série I, n.º 129/2018, p.2918 – 2928.
PORTUGAL. Despacho nº779/2019. Define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica. Publicado em 18 de Janeiro de 2019. Diário da República Diário da República n.º 13/2019, Série II de 2019-01-18.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).