Continuing educational training policy

what training?

Authors

  • Belarmina Vilela Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117

Keywords:

Educational policies, Continuing education, Teaching-Learning process

Abstract

Through a documentary survey and interviews with educators from a municipal school system in the south-west of Goiás, this text aims to discuss the continuing educational training policy and understand its effects on the teaching-learning process. It was concluded that isolated training actions were carried out based on external evaluations and practical training through workshops and, therefore, few effects are produced for the change in the school context with a view to the socially referenced quality of teaching. Thus, the question is: what training?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Belarmina Vilela Cruvinel , Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (UFG/REJ). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (NuFOPE/UFJ). E-mail: dbelarminavc@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2604-1877. Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7947559732708414

References

ALMEIDA, Dulce Barros de; TEIXEIRA, Ricardo Antônio Gonçalves. Contexto educacional complexo e diverso a partir de uma análise interpretativa dos aspectos legais que subsidiam propostas educativas inclusivas. In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011, p. 155-173.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Resolução n. 04/2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União. Brasília, 14 de julho de 2010b, Seção 1, p. 824.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. [recurso eletrônico] -- Brasília, DF: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Educação, 2018. 514 p. Atualizada até a EC n. 99/2017. Disponível em <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacao Constituicao/anexo/CF.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2019.

BRASIL. Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, n. 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a Lei n o 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis nos 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de junho de 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11494.htm >. Acesso em: 19 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Normativa n. 1.403, de 09 de junho de 2003. Institui o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada de Professores. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de junho de 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/p1403.pdf>. Acesso em: 13 maio. 2019.

BRASIL. Lei do Plano Nacional de Educação de n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de janeiro de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf /L10172.pdf>. Acesso em 12 jun. 2019.

BRASIL. Resolução Conselho Nacional de Educação, n. 01 de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União. Brasília, 29 de outubro de 2020, ed. 208, Seção 1, p. 103. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cne-cp-001-2020-10-27.pdf. Acesso em: 08 mar. 2021

BRASIL. Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Orientações Gerais: objetivos, diretrizes e funcionamento. Brasília: MEC, 2005. Disponível em:<https://www.oie.es/historico/quipu/ brasil/Red_Nac_form_continua.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2019.

CANDAU, Vera Maria. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2628100.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

GENTIL, Heloísa Salles e COSTA, Marilda de Oliveira. Continuidades e descontinuidades nas políticas de formação de professores e suas implicações na prática pedagógica docente. Revista da Educação Pública. Cuiabá, v. 20, n. 43, p. 267-287, maio/ago. 2011 Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/306>. Acesso em: 15 mar. 2021.

JATAÍ. Plano Municipal de Educação, Lei n. 3.708/2015, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação - PME para o próximo decênio, e dá outras providências. Diário Oficial Eletrônico do Município de Jataí-GO. Jataí, GO, 26 de junho de 2015. Disponível em: <http://sapl.camara jatai.go.gov.br/sapl/sapl_documentos/norma_juridica /5049_texto_ integral>. Acesso em: 12 ago. 2017.

JATAÍ. Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos dos Profissionais do Magistério do Município de Jataí – GO, Lei n. 2.822/2007. Câmara Municipal de Jataí. Jataí, GO, 28 de agosto de 2007. Disponível em < http://sislegis.camarajatai.go.gov.br/portal// seeker?iddoc=1210.> Acesso em: 02 fev. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. OLIVEIRA, João Ferreira. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Docência em Formação / coordenação Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).

LIBÂNEO, José Carlos. Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? In: LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011, p. 75-95.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos de educação e ensino).

MIZUKAMI, Maria da Graça N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NÓVOA, Antônio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991. (Instituto de Inovação Educacional).

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista Educação. Santa Maria, v. 30, n. 02, p. 11-26, 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. (Coleção memórias da educação).

SEVERINO, Antônio J. Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos. In: SEVERINO, Francisca Eleodora S. (org.). Ética e formação de professores: política, responsabilidade e autoridade em questão. São Paulo: Cortez, 2011. p. 130-149.

Published

2023-05-10

How to Cite

CRUVINEL , Belarmina Vilela; OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Continuing educational training policy: what training?. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15117, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15117. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15117. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.