El docente formador en el contexto de formación continuada: la modelación en educación matemática
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16027Palabras clave:
Programas de Formación Continua, Fenomenología, Investigación cualitativaResumen
Esta investigación expone comprensiones sobre el papel del formador en la formación continua en Modelación Matemática en un contexto de investigación basado en las declaraciones de siete profesores de Matemáticas de diferentes regiones de Brasil, quienes participaron de estos modelos de formación. Al asumir una postura de investigación fenomenológico-hermenéutica, los análisis revelaron, entre otras cosas, la necesidad de repensar el acompañamiento del formador al docente, considerando los diferentes perfiles de cada uno y con miras a construir una postura autónoma para desarrollar la Modelación por sí mismos.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 14, n. 15, p. 1-18, 1 2001. Semestral. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10622 . Acesso em: 13 nov. 2023.
BARBOSA, J. C..; ARAÚJO, J. de L.; CALDEIRA, A. D.; GT 10 – Modelagem Matemática: relatório das sessões do GT10 no IV SIPEM. SBEM: 2009. Disponível em: http://www.sbem.com.br/gt10/pdf/relatorio_ivsipem.pdf . Acesso em: 15 de fev. 2023.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CARARO, E. de F. F. O sentido da formação continuada em modelagem matemática na educação matemática desde os professores participantes. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3323. Acesso em: 13 nov. 2023.
CEOLIM, A. J.; CALDEIRA, A. D. Obstáculos e Dificuldades Apresentados por Professores de Matemática Recém-Formados ao Utilizarem Modelagem Matemática em suas Aulas na Educação Básica. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 31, n. 58, p. 760–776, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a12. Acesso em: 13 nov. 2023.
CEOLIM, A. J.; CALDEIRA, A. D. Por que a Modelagem Matemática não chega à sala de aula?. In: XIV CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México. Conferência Interamericana de Educación Matemática, 2015. Disponível em: https://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/338/70. Acesso em: 13 nov. 2023.
GARNICA, A. V. M. Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e fenomenologia. Interface–Comunicação, Saúde e Educação, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 109-122, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32831997000200008. Acesso em: 13 nov. 2023.
IMBERNON, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/124/58>. Acesso em: 10 mai. 2023.
KLÜBER, T. E. A pesquisa e a prática em na Educação Matemática: um debate. In: Encontro Paranaense de Modelagem Matemática – VII EPMEM, 1, 2016, Londrina. Anais... Londrina: UEL, 2016. p. 21-30. Disponível em: https://sites.google.com/site/viiepmem/trabalhos. Acesso em: 08 mai. 2023.
KLÜBER, T. E. Atlas/ti como instrumento de análise em pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. ETD-Educação Temática Digital, v. 16, n. 1, p. 5-23, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1326. Acesso em: 15 fev. 2023.
KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: questões emergentes. Educere et Educare, Cascavel, v. 12, n. 24, p. 1-11, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15281. Acesso em: 15 fev. 2023.
LOUREIRO, D. Z. SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DO ÔNTICO AO ONTOLÓGICO. 2022. 159. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2022. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6445. Acesso em: 05 nov. 2023.
MACHADO, S. R. C. Percepções da Modelagem matemática nos anos iniciais. 2010. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93484 . Acesso em: 05 jun. 2023.
MARTENS, A. S. Formação Continuada em Modelagem Matemática em Contexto De Pesquisa: Um estudo a partir dos professores participantes. 2018. 132 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de concentração: Sociedade, Estado e Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2018. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3925 . Acesso em: 10 mai. 2023.
MARTENS, A. S.; KLÜBER, T. E. Práticas de formação de professores em artigos do VI Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática – VII EPMEM. 2016. Londrina – PR. Anais... 2016.
MARTENS, A. S.; TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Formação continuada em Modelagem na Educação Matemática: análise de práticas formativas em contexto de pesquisa. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática – XIV EPREM. 2017, Cascavel - PR. Anais..., 2017. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/
MUTTI, G. S. L., TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática. Ciência & Educação (Bauru), v. 28, p. 1-17 e22055, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320220055 . Acesso: 13 de nov. 2023.
MUTTI, G. S. L. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5003 . Acesso em: 10 mai. 2023.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão, 2008. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2023.
PONTE, J. P. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. Educação Matemática: caminhos e encruzilhadas. Atas do Encontro internacional em homenagem a Paulo Abrantes. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, p. 1-23, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/3169 . Acesso em: 07 jul. 2023.
SILVEIRA, E.; CALDEIRA, A. D. Modelagem na Sala de Aula: resistências e obstáculos. Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 1021-1047, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300012 . Acesso em: 07 jul. 2023.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. A pesquisa em Modelagem Matemática na Educação Matemática: sobre as atividades de formação continuada em teses e dissertações. Revemat: revista eletrônica de educação matemática, [S.L.], v. 9, p. 38, 29 jul. 2014a. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9nespp38/27384. Acesso em: 13 nov. 2023.
TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E. Focos da pesquisa stricto sensu em Modelagem Matemática na Educação Matemática brasileira: considerações e reflexões. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 209-225, 2014b. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/16695. Acesso em: 07 abr. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).