The historical-critical conception of curriculum

an interview with Dermeval Saviani

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823

Keywords:

Historical-critical pedagogy, Curriculum concept, School education

Abstract

In order to broaden the possibilities of understanding the historical-critical conception of curriculum, we interviewed Dermeval Saviani, professor emeritus at the State University of Campinas. The current version of the interview, conducted on June 9, 2014 as part of Gama's doctoral studies (2015), was revised and updated by the interviewee and completed in December 2022.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carolina Nozella Gama, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2008), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2015). Integrou a equipe executora e de pesquisa do curso de Licenciatura em Educação do Campo realizado na UFBA de 2009 a 2013. Foi coordenadora pedagógica do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas de 2013 a 2015. Atualmente é professora do Centro de Educação na Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL. Autora dos artigos A concepção de formação de professores presente nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil: uma análise crítica (2014) na Revista Histedbr on-line; A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica (2015) na Revista Germinal: marxismo e educação em debate (2015) e A contribuição de Dermeval Saviani no campo da filosofia da educação: reflexões acerca do currículo (2016) na Revista Filosofia e Educação, juntamente com Cláudio de Lira Santos Júnior. Seus estudos enfocam o currículo, o trabalho pedagógico, a produção do conhecimento e formação de professores nas perspectivas da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, no Trabalho pedagógico, Formação de Professores, Gestão escolar na Educação Infantil.

References

FREITAS, L.C. de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAMA, C.N. Princípios curriculares à luz da Pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. História do tempo e tempo da História: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008.

Published

2024-10-04

How to Cite

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. The historical-critical conception of curriculum: an interview with Dermeval Saviani. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17823, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17823. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17823. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.