ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA

Authors

  • Fábio Adriano Santos da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL Professor Assistente A
  • José Vieira do Nascimento Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Professor Adjunto B

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n17p79

Keywords:

Ensino com Pesquisa, Questionamento Reconstrutivo, Formação do Professor Crítico-Reflexivo.

Abstract

Neste apresentamos um relato de experiência sobre o uso do Ensino com Pesquisa no Nível Superior. O uso dessa estratégia de ensino foi feito nas aulas de um Componente Curricular universitário que aborda os saberes científicos e escolares para a docência em Química na Educação Básica, sendo disciplina obrigatória no curso. As atividades realizaram-se no biênio 2012/2013, tendo como objetivo verificar se o Ensino com Pesquisa favorecia o processo de ensino-aprendizagem e contribuía para a formação do professor crítico-reflexivo. Aplicamos um questionário para levantar as concepções dos licenciandos, estimulamos pesquisas de textos sobre os conteúdos, questionários adaptados da Escala de Likert e um questionário final. Os resultados demonstraram que a metodologia de ensino articulado com pesquisa contribuiu significativamente para a formação do professor crítico-reflexivo, podendo ser utilizada como estratégia no processo de formação de professores de Química.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Adriano Santos da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL Professor Assistente A

Instituto de Química e Biotecnologia - IQB

José Vieira do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Professor Adjunto B

Departamento de Exatas - DEXA

Colegiado de Química

Published

2017-04-16

How to Cite

SANTOS DA SILVA, Fábio Adriano; DO NASCIMENTO JÚNIOR, José Vieira. ENSINO COM PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 79, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n17p79. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2165. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.