PAROLE ET NARRATION DE SOI A L’ECOLE : LA SUBJECTIVATION DU PARCOURS SCOLAIRE ET D’ORIENTATION | FALA E NARRAÇÃO DE SI NA ESCOLA: A SUBJETIVAÇÃO DO PERCURSO ESCOLAR E DE ORIENTAÇÃO

Authors

  • Anne Dizerbo Docteur en sciences de l’éducation. Chercheure associée au laboratoire CIRNEF. Normandie Université

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p34

Keywords:

Narration. Parole. Subjectivation. Orientation. Élèves. Narração. Discurso. Subjetivação. Orientação. Alunos.

Abstract

Cette contribution interroge les liens entre compétences narratives et compétences biographiques à partir d’une phase de recherche inscrite dans la perspective épistémologique et méthodologique de la recherche biographique en éducation et menée avec des collégiens sur les modalités de subjectivation de leur parcours scolaire et d’orientation. Elle vient mettre en question la place accordée à la parole biographique des jeunes dans l’institution scolaire française et les relations entre histoire singulière et histoire collective.

A presente contribuição busca refletir sobre as ligações entre as competências narrativas e biográficas a partir de uma pesquisa que teve como base epistemológica e metodológica a abordagem da pesquisa biográfica em educação. A presente pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental e buscou compreender as formas de subjetivação inscritas nos seus percursos escolares e de orientação. Foram questionados os espaços existentes e voltados para a expressão narrativa dos alunos em escolas francesas e as relações entre história singular e coletiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-04-29

How to Cite

DIZERBO, Anne. PAROLE ET NARRATION DE SOI A L’ECOLE : LA SUBJECTIVATION DU PARCOURS SCOLAIRE ET D’ORIENTATION | FALA E NARRAÇÃO DE SI NA ESCOLA: A SUBJETIVAÇÃO DO PERCURSO ESCOLAR E DE ORIENTAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 34, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p34. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4075. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

Similar Articles

<< < 23 24 25 26 27 28 

You may also start an advanced similarity search for this article.