“Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157

Keywords:

Identidades de Gênero, Professoras, Crianças, Observação participante

Abstract

Este estudo objetiva compreender como as identidades de gênero se evidenciam nas situações de brincadeira e interação das crianças dentro do contexto escolarA metodologia da pesquisa é qualitativa e se alinha à princípios da etnografia com base em observações participantes em um contexto de anos iniciais do ensino fundamental, junto à registros em diário de campo. Observou-se que as professoras necessitam de espaço para reflexão e discussão sobre gênero, percebeu-se ainda que as crianças em suas brincadeiras, em alguns momentos, reproduzem o que foi aprendido socialmente, e em outros, transgridem, protagonizando maneiras diferentes de ser menino ou menina, (re)inventando identidades de gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Litiéli Wollmann Schiitz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM)

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Mestranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS

Lucas da Silva Martinez, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagogo, pela Universidade Federal do Pampa; Mestre e Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria

Published

2020-12-30

How to Cite

SCHIITZ, Litiéli Wollmann; MARTINEZ, Lucas da Silva; SALVA, Sueli. “Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 138–157, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9738. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.