Escola, Pedagogia e Desassossego

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp371-386

Palabras clave:

currículo, professores, narrativas

Resumen

O artigo é construído em torno de uma experiência empírica realizada com professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Niterói (RJ, Brasil). Durante o ano de 2019, teve lugar um esforço colaborativo de produção curricular no espaço da escola, com foco em suas relações concretas e em suas demandas locais. Tal projeto, interinstitucional, parte de pressuposto de que o currículo é produzido na escola, dialogando tanto com perspectivas teóricas distintas, desde teorizações fenomenológico-existenciais a posturas pós-estruturais. Neste texto, mobilizamos tradições fenomenológicas-existenciais da reconceptualização americana do currículo –deslocadas por provocações pós-estruturais – trazendo narrativas dos professores para defender uma vinculação mais intensa das políticas públicas com suas necessidades e singularidades. Tomando emprestada a articulação aristotélica entre sentimento, ética e lógica, trabalhamos a partir de excertos de falas dos professores para discutir o paradoxo da subjetividade atravessada pelo desejo de fundamento e, pela consequente, busca por identidade. Com isso, pretendemos fazer emergir sentidos para a experiência educacional que vêm sendo constantemente reprimidos seja pela política seja por grande parte da teoria pedagógica.

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

LEMOS, Guliherme Augusto Rezende; MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Escola, Pedagogia e Desassossego. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 371–386, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp371-386. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10014. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

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