O ensino da leitura e escrita em uma escola indígena Kaingang: contribuições ao bilinguismo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp275-296Palabras clave:
Indígenas Kaingang, Leitura, Escrita, Bilinguismo.Resumen
Entre os Kaingang no Paraná a escrita em língua portuguesa tem sido usada, reivindicada e aprendida desde o aldeamento, no início do século XX, quando estes povos foram retirados de seus territórios e passaram a viver sob a política de integração. Neste texto, por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, abordamos o ensino da leitura e escrita em uma comunidade Kaingang no Vale do Ivaí, Paraná. Destacamos elementos da vivência das crianças e algumas formas próprias de aprender com autonomia nos grupos familiares. Analisamos como a escola organiza o ensino a partir da decisão da comunidade pela alfabetização em língua portuguesa. Os resultados evidenciam a necessidade de fortalecimento do bilinguismo e da escrita em língua kaingang por meio da formação de professores indígenas e da produção de materiais didático diversificados.
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