A materialização do Programa Tutoria Educacional na educação pública municipal de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p23-40Palabras clave:
Trabalho docente, Programa tutoria educacional, Rede pública municipal, Instituições privadasResumen
Este artigo objetiva discutir a materialização das políticas neoliberais, por meio da implementação do Programa Tutoria Educacional (PTE), na rede pública municipal de Manaus/AM. Tem por referência empírica o PTE implementado na Secretaria Municipal de Educação (SEMED/MANAUS) com a Fundação Itaú Social a partir de 2015. Trata de um estudo de caráter exploratório por meio de análise teórica e documental que permitem eleger o termo competência como eixo norteador do trabalho docente. Dessa forma, percebe-se que existe um inegável movimento em prol de viabilizar a expansão de instituições privadas no setor educacional. Portanto, questionam-se não só as implicações para os profissionais que atuam na educação, como também problematiza até que ponto os sujeitos históricos permanecem nesse processo apenas como reprodutores ideológicos.
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