Corpo e gênero

recursos didáticos para aprender sobre si

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p285-301

Palabras clave:

Educação, Corpo e gênero, Recursos didáticos

Resumen

A temática que circunda corpo e gênero tem sido compreendida como urgente no que concerne ao contexto das investigações no campo da educação. Compreendendo que seja fundamental para além das investigações acadêmicas, foi desenvolvida uma pesquisa-ação denominada “Gênero e saúde na escola”, realizada no contexto da educação básica. O objetivo da proposta foi de oportunizar aos estudantes de uma escola pública de Porto Alegre/RS, a discussão e reflexão acerca de aspectos relacionados ao corpo e gênero. Para isto, foram desenvolvidos dois recursos didáticos, sob o formato de jogos, com o objetivo de problematizar essas temáticas, ainda veladas no contexto escolar, de modo lúdico. Neste escrito, estão descritos os referenciais, processos envolvidos no desenvolvimento e na testagem dos recursos didáticos. Por fim, observou-se que, com a utilização de recursos pedagógicos lúdicos, foi possível abordar temáticas, anteriormente consideradas desconfortáveis para os alunos, de modo efetivo.

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Biografía del autor/a

Dorcas Janice Weber, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Faculdade de Educação. Departamento de Ensino e Curriculo / UFRGS

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Assistência e Orientação Profissional.

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.

Silvana Maria Zarth, Universidade Federal do Rio Grande do SUL - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.

Citas

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Publicado

2022-04-27

Cómo citar

WEBER, Dorcas Janice; FAMER ROCHA, Cristianne Maria; CORSO DA MOTTA, Maria da Graça; ZARTH, Silvana Maria. Corpo e gênero: recursos didáticos para aprender sobre si. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 285–301, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p285-301. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12337. Acesso em: 13 ago. 2024.

Número

Sección

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