Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul

Autores/as

  • Mary Ane de Souza SEMED-Dourados
  • Paulo Vitor Ferreira Gonçalves Prefeitura de Novo Horizonte do Sul - MS
  • Marsiel Pacífico Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp658-679

Palabras clave:

Trabalho Coletivo, Ambiente escolar, Coordenador pedagógico

Resumen

El trabajo investiga cómo ha actuado el coordinador pedagógico en la promoción del trabajo colectivo en los ambientes escolares. Considerando que el trabajo colectivo es un ingrediente fundamental para el desarrollo de la gestión democrática y para la construcción de una educación para la libertad y que el coordinador pedagógico es uno de los responsables de esa efectividad dentro de los ambientes escolares, el problema de investigación norteña cómo ha influido el coordinador pedagógico la construcción de un entorno educativo colectivo. Por lo tanto, la investigación se dividió en tres etapas. Inicialmente se desarrolló un diálogo con investigadores del área sobre el tema, en el segundo, la aplicación de un formulario en línea para docentes con preguntas sobre el trabajo colectivo en ambientes escolares y el tercero trae un análisis cuantitativo-cualitativo de las respuestas a los formularios. Como principales resultados, la investigación arrojó que la mayoría de los docentes consideran que en sus instituciones se desarrollan actividades colectivas, por otro lado, también respondieron que los ambientes escolares estimulan la competencia entre los docentes y que en los eventos escolares específicos existen posturas individualistas, de superioridad y competitividad. entre profesores. Se puede concluir que el coordinador pedagógico ha planteado de forma latente el trabajo colectivo, pero que la carga burocrática de trabajo imposibilita la realización de este ámbito en los ambientes escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mary Ane de Souza, SEMED-Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em educação, na linha de Políticas e gestão da Educação na UFGD/ Faculdade de Educação (FAED). Psicopedagoga pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Especialista em Autismo pela Faculdade Futura e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Participa do Grupo de Estudos e pesquisa em práticas pedagógicas escolares, trabalho docente e formação de professores para infâncias (GEPinfâncias), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior (PAES) e do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Educação e Sociedade(TCEducS). Já trabalhou como coordenadora pedagógica e professora da primeira infância. É membro do Forúm Municipal de Educação de Dourados-MS. Atualmente trabalha como professora de Educação Infantil no município de Dourados-MS e pesquisa sobre educação infantil, gestão escolar e avaliação.

Paulo Vitor Ferreira Gonçalves , Prefeitura de Novo Horizonte do Sul - MS

Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Instituto Z; Pós Graduado no MBA em Gestão Escolar - USP, graduação em Pedagogia - UNINOVE (2015), em Letras - Inglês - Faculdades Integradas de Naviraí(2010). Atuou como coordenador pedagógico da Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado, coordenador local do Programa Mais Alfabetização, Presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb. Atualmente é Secretário de Educação Municipal do município de Novo Horizonte do Sul - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento educacional, orientação e supervisão.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Jardim. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). Além disso é Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação à Distância (FAVENI) e em Neuroeducação (Faculdades Campos Elíseos). Atuou nas instituições de ensino superior: UFAM, UEPG, UNESP/Araraquara, UNIFRAN e Faculdades Campos Elíseos (FCE); além de ter sido professor de ensino fundamental (2010-2012) e gestor escolar (2013-2017) na rede municipal de São Carlos.

Citas

ALONSO, M. O Trabalho Coletivo na Escola. In: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação de Gestores Escolares para a Utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação. PUC-SP, 2002. p. 23-28.

BOY, L. C. G.; DUARTE, A. M, C. A dimensão coletiva do trabalho docente: uma experiência em duas escolas municipais de Belo Horizonte. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 30, n. 4, p. 81-104, Dec. 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/QNgY6h5Jyhwhf7S8jgkStCC/?lang=pt >. Acesso em:10 de jan. 2021.

BRAGA, F. M.; MELLO, R. R. Comunidades de Aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento-chave para uma educação de êxito para todos. Educação Unisinos, 18(2):165-175, maio/agosto 2014. doi:10.4013/edu.2014.182.07

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25.

DOMINGUES, I. O Coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. Tese (doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 235. 2009.

DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F.. A formação contínua em terreno colonizado: desafio para a coordenação pedagógica. In: FRANCO, Amélia Santoro, CAMPOS, Elisabete F. Esteves. A coordenação do trabalho pedagógico na escola [e-book]: processos e práticas Santos (SP) : Editora Universitária Leopoldianum, 2016. 142 p.

EAGLETON-PIERCE, M. On individualism in the neoliberal period. PSA 66th Annual International Conference, 21–23 March 2016, Hilton Brighton Metropole, Brighton, 2016.

ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876). Revista Trabalho Necessário, v. 4, n. 4, 12 dez. 2006.

FERNANDES, A. A. VARANI, A. Do trabalho coletivo docente: o conceito revisitado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 1, p. 50-66, jan./jun. 2017.

FRANCO, M. A. S. Da pedagogia à coordenação pedagógica: Um caminho a ser re-desenhado 2016. In: FRANCO, M. A. S.; CAMPOS, E. F. E.. A coordenação do trabalho pedagógico na escola. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum, 2016. 142 p.

FULLAN, M. HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas. 2000.

FUSARI, J. C.. A Construção da Proposta Educacional e do Trabalho Coletivo na Unidade Escolar. In: BORGES, A. S. et al. A autonomia e a qualidade do ensino na escola pública. São Paulo: FDE, 1992, p. 69-77.

GADOTTI, M. O Trabalho Coletivo como Princípio Pedagógico. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n.24, p. 160-163, 2013.

HARARI, Y. N. Sapiens – uma breve história da humanidade. Editora L&PM. Rio Grande do Sul, RS: 2015.

HARGREAVES, A. Os Professores em Tempos e Mudança: O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Portugal: McGraw-Hill, 1998. 308 p.

LEME, M. I. S. A gestão da violência escolar. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 541-555, set./dez. 2009.

LIMA, P. G.. SANTOS, S. M.. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educere et Educare. Vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007.

MALTÊZ, C. R.; et al. Educação e Patrimônio: O papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 39-49, nov. 2010.

MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./sep.1993.

MIZIARA. L. A. S.; RIBEIRO, R.; BEZERRA, G. F. O que revelam as pequisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. R. bras. Est. Pedag. Brasília. v 95, n. 241, p.609-635, set/dez. 2014.

NOGUEIRA, M. A. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, vol. XL (176), p. 563- 578, 2005.

PACÍFICO, M.; DIAS, A. C.; ALMEIDA, T. C. O trabalho coletivo pedagógico e os fatores para sua não efetivação. Ipê Roxo. Jardim, ano 1, n 1, p. 29-47, jul-dez, 2019.

PACÍFICO, M.; GOMES, L. R. Comun. Mídia Consumo, São Paulo, v. 16, n. 45, p. 101-121, Jan./Abr. 2019. DOI 10.18568/CMC.V16I45.1778.

PLACCO, V. M. N. de S.; SOUZA, V. L. T. de; ALMEIDA, L. R. de. O/a coordenador/a pedagógico/a: aportes à proposição de políticas públicas. Caderno de pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 147, p. 754-771, set./dez. 2012.

PARO, V. H. Gestão da Escola Pública: a participação da comunidade. R. bras. Est. pedag., Brasília. v 73, n.l 74, p.255-290, maio/ago. 1992.

SOUZA, C. F de; ARANDA, M. A. M. O papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores: desafios e possibilidades. Anais do Seminário Formação Docente: Intersecção entre Universidade e Escola. p.1505-1520, 2019. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/. Acesso em: 1 ago. 2021.

VARANI, A. Da constituição do Trabalho docente coletivo: re-existência docente na descontinuidade das políticas educacionais. Tese Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

VICENTINI, A. A. F. O trabalho coletivo docente: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. Dissertação de Mestrado, 2006.

Publicado

2022-06-10

Cómo citar

SOUZA, Mary Ane de; GONÇALVES , Paulo Vitor Ferreira; PACÍFICO, Marsiel. Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 658–679, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp658-679. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13391. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.