A reforma empresarial da educação

um retrocesso na educação brasileira

Autores/as

  • Mara Rubia Santos Souza Rede pública municipal de ensino de Uberlândia
  • Valéria Asnis Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp696-701

Palabras clave:

Educação, Reforma, Escola pública, Privatização

Resumen

A obra apresenta uma discussão acerca das visões de sociedade e educação no contexto do liberalismo econômico e da reforma educacional, com vistas a propiciar uma reflexão não apenas neste âmbito, mas também no âmbito social de processos provenientes desta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Rubia Santos Souza, Rede pública municipal de ensino de Uberlândia

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Especialização em Educação Psicomotora pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008) e em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Possui experiência docente na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e Atendimento Educacional especializado. Atualmente é professora de Educação Física na rede pública municipal de ensino de Uberlândia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3800115773702686

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6291-4647

Valéria Asnis, Universidade Federal de Uberlândia

Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED/UFU e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE/UFU. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Espectro do Autismo - GEPTEA/UFU. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional da UFU/GEPEPES. Doutora com Pós Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Citas

DUARTE, N. Um montão de amontoado de muita coisa escrita. Sobre o alvo dos ataques obscurantistas ao currículo escolar. In: MALANCHEN, J., MATOS, N. da S. D. de; ORSO, P. J. (Org.) A Pedagogia Histórico- Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020.

FRIGOTTO, G. (Org.) Escola "sem" partido. Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

MACEDO, E. “A base é a base”. E o currículo o que é? In: AGUIAR, M. A.; DOURADO, L. F. (ORG.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Livro eletrônico. Recife: Biblioteca Anpae, 2018.

MACLEAN, N. Democracy in chains: the deep of the radical right's stealth plan for America. New York: Penguin, 2017.

RAVITCH, D. Reign of error: the hoax of the privatization movement and the dabger to Amaerica’s Public Schools. New York: Alfred A. Knopf, 2013.

SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In: MALANCHEN J.; MATOS, N da S. D.; ORSO, P. J. (Org.) A Pedagogia Histórico-Crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Editores Associados, 2020. p. 07-30.

Publicado

2022-06-10

Cómo citar

SOUZA, Mara Rubia Santos; ASNIS, Valéria. A reforma empresarial da educação: um retrocesso na educação brasileira. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. Esp, p. 696–701, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14nEspp696-701. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13413. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Resenhas

Artículos similares

<< < 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.