Fundação Lemann y el capital educativo
a la vista para la graduación de graduados
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15112Palabras clave:
Fundación Lemann, Formación de profesores, Posgraduación, Idea de negocioResumen
El artículo problematiza quién educa al educador en el contexto capitalista. A través de una investigación exploratoria, se analizan las conexiones entre la Fundación Lemann y ocho universidades norteamericanas en la provisión de formación continua docente, a nivel de posgrado stricto sensu. Señala que las alianzas entre la fundación y las universidades tienen como objetivo formar un cuerpo técnico-político alineado con las directrices del capital, propagando ideas de negocios en la educación. Esta fundación constituye lo que se denomina el Aparato Privado de Hegemonía Empresarial en el campo educativo desde la década del 2000, apoyado por los gobiernos federales desde entonces.
Descargas
Citas
ARAÚJO, C. Conheça a SIPA – Columbia School of International and Public Affairs. Disponível em: https://www.estudarfora.org.br/columbia-school-of-international-and-public-affairs-sipa/ Acesso em: 06 abr. 2022.
AVELAR, M. O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In: Alessandro Mariano ... [et al.], Fernando Cássio Educação (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. Ed. – São Paulo: Boitempo, 2019. p. 73-79.
CARIELLO, L. Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais: Os casos da Fundação Estudar e da Fundação Lemann. Anais [...] XIX Encontro de História da Anpuh-Rio. História do Futuro: Ensino, Pesquisa e Divulgação Científica. 2020. Disponível em: https://www.encontro2020.rj.anpuh.org/resources/anais/18/anpuh-rj-erh2020/1600179721_ARQUIVO_d447442259434c94a56323d8c98c2f16.pdf Acesso em: 06 de abr. de 2022.
FELITTI, G. Como Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, pretende mudar a educação no país. Época Negócios. Editora: Globo S/A. São Paulo. 2015. Disponível em:https://epocanegocios.globo.com/informacao/acao/noticia/2015/01/como-jorge-paulo-lemann-o-homem-mais-rico-do-brasil-pretende-mudar-educacao-no-pais.html. Acesso em: 07 set. 2020.
FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. v. 2, n.34, p.5-28, 1999. Trad. Maria Leticia Galizzi e Paulo Luz Moreira, revisão final Fernando Dolabela. Disponível em: http://rausp.usp.br/wp-content/uploads/files/3402005.pdf. Acesso em: 24 abr. 2022
FILION, L. J. Um roteiro para desenvolver o empreendedorismo.2003. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/264125418/FILION-Um-Roteiro-Para-Desenvolver-o-Empreendedorismo Acesso em: 08 jun. 2022
FONTES, V. O Brasil e o Capital-Imperialismo: Teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010. 388 p.
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório anual 2002. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/relatorio-anual-2002 Acesso em: 07 abr. 2021.
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2003. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/fm1LVQMuCeVV9ZYxyg21X6YzXpXrtYGSOQ8ct2rK.pdf. Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2004. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/L3X9UbMza3ropZdv9tf0LfYQ7EjZsQWyHNfQGaUb.pdf Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2006. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/xHpFj51YWCl6UHqoEftJzudknoBz7gpe1LehPCAM.pdf Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2008. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/dXbNPFmEcB9Ka0qrZtyWihAwVLU2pxAdHCA3Mq7v.pdf Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2010. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/HedDg9so3cU484AvrYunwOtGfOgT0i1P57G3pOeL.pdf Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2011. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/8P7VoaEo6T1K4bB4cxxnNwz5nmuSR7DRRWzCb2RS.pdf Acesso em: 07 abr.2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2014. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/Doy7NPJDjn2KOMlnI8w5E4EV6TnCuPzguoO7yR13.pdf Acesso em: 07 abr. 2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Relatório Anual 2017. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/storage/materials/aYdzs1L1rxqlW7ZW71qOgKYuPplednjXqaHznarD.pdf Acesso em: 07 abr.2021
FUNDAÇÃO LEMANN. Ecossistemas de impacto. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/parceiros Acesso em: 28 fev. 2022.
FUNDAÇÃO LEMANN. Alcance o sonho de fazer pós-graduação no exterior com bolsa. Notícias, 2020. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/alcance-o-sonho-de-fazer-pos-graduacao-no-exterior-com-bolsa#:~:text=Ao%20alcance%3A%20Estudando%20no%20MIT&text=As%20bolsas%20s%C3%A3o%20destinadas%20para,como%20%C3%A9%20estudar%20no%20MIT Acesso em: 8 jun. 2022.
FUNDAÇÃO LEMANN. Fundação Lemann e Harvard 10 anos de parceria. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/fundacao-lemann-e-harvard-10-anos-de-parceria Acesso em: 06 abr. 2022
GONÇALVES, Y. Fundação Lemann e os ataques à Educação Básica Pública em tempos de Covid-19. Brasil de Fato. Disponível em : https://www.brasildefatope.com.br/2020/04/06/artigo-fundacao-lemann-e-os-ataques-a-educacao-basica-publica-em-tempos-de-covid-19 Acesso em: 06 abr. 2020.
LEMANN CENTER. Página Inicial: Missão. Disponível em: https://lemanncenter.stanford.edu/mission Acesso em: 06 abr. 2022.
LEMANN.ILLINOIS. Centro Lemann de Estudos Brasileiros. Disponível em: https://lemann.illinois.edu/ Acesso em: 06 abr. 2022.
MARTINS, G. E. Todos pela Educação? Como empresários estão determinando a política educacional brasileira. 1 ed. Rio de Janeiro: Lamparina. 2016.
MARX, K., ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Texto integral Marx e Engels, trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MENDONÇA, S. R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx. Universidade Federal Fluminense (UFF). v.2, n.2, jan/jul 2014. Disponível em: https://www.niepmarx.blog.br/revistadoniep/index.php/MM/article/view/35 Acesso em: 10 jun. 2021.
O GLOBO. Parceria entre Fundação Lemann e MIT quer apoiar iniciativas de educação pública no Brasil. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/parceria-entre-fundacao-lemann-mit-quer-apoiar-iniciativas-de-educacao-publica-no-brasil-16459342 Acesso em: 06 abr. 2022.
PEREIRA, J. N; EVANGELISTA, O. Quando o Capital Educa o Educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 65-90, jan. /jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32664/18804 Acesso em: 09 set. 2020.
XXX, X. X. Concepções de trabalho e profissionalização docente: sua redução à ação empreendedora. 2015. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015a. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13688/1/ConcepcoesTrabalhoProfissionalizacao.pdf Acesso em: 25 abr. de 2022.
XXX, X. X. Quem educa o educador? algumas reflexões acerca da educação e da formação do educador. In: Raimann, A. (org.). A graduação e a formação de formadores: elementos implicadores da formação. Jundiaí: Paco, 2015 b (p.99-118).
SANTOS, F. S. dos. As universidades federais e a estratégia democrático-popular: heteronomia a serviço do capital (2003-2010). 2020. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/216252/PEED1498-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em: 03 jul. 2021.
SOUZA, A. G. de; EVANGELISTA, O. Pandemia! Janela de oportunidade para o capital educador. – Contrapoder, 2020. https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/ Acesso em: 26 dez. 2022.
STARTUP. Fundação Lemann e Universidade do Sul da Califórnia anunciam parceria para bolsas de mestrado em Empreendedorismo Social. Disponível em: https://startupi.com.br/2017/05/fundacao-lemann-e-universidade-do-sul-da-california-anunciam-parceria-para-bolsas-de-mestrado-em-empreendedorismo-social/ Acesso em: 06 abr. 2022
TARLAU, R.; MOELLER, K. O consenso por filantropia: Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf Acesso em: 21 jan. 2021.
TEACHERS COLLEGE. Página Inicial: Ajuda Financeira. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/admission/financial-aid/types-of-aid/scholarships/ Acesso em: 06 abr. de 2022.
TONET, I. Educação contra o capital, vol. II. Biblioteca virtual David Graeber. Disponível em:https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/09/tonet-ivo.-educacao-contra-o-capital-vol-ii.pdf Acesso em: 24 jan 2023.
UNIVERSITY OF OXFORD. Página Inicial: Taxas e Financiamentos do Mestrado em Políticas Públicas. Disponível em: https://www.bsg.ox.ac.uk/study/mpp/mpp-fees-and-funding Acesso em: 06 abr.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).