Mujeres en ciencias naturales

desafíos para construir una carrera científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533

Palabras clave:

Mujeres., Ciéncias de la naturaleza, Carrera científica

Resumen

Este ensayo teórico tiene como objetivo discutir los principales desafíos que enfrentan las mujeres en la construcción de una carrera en Ciencias Naturales, específicamente en las subáreas de Matemáticas y Física. Para ello, se realizó una investigación de revisión de la literatura sobre los principales enfoques teóricos, con el objetivo de identificar los obstáculos más impactantes que encuentran las mujeres a la hora de elegir, ingresar y progresar en carreras en estos dominios científicos. Los resultados resaltan la persistente desigualdad que experimentan las mujeres en los entornos académicos y profesionales, destacando la necesidad continua de medidas y políticas públicas que promuevan la igualdad de condiciones y alivien los múltiples obstáculos que enfrentan para construir una carrera científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na formação de professores de Matemática e Física. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPA. Trabalhou como Professora efetiva no Ensino Fundamental e Médio pelo Estado de São Paulo (1991 - 2003), docente da Universidade de Sorocaba (2002 - 2009), aprovada como Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). Participa da Red Iberoamericana de Docentes IBERTIC (OEI), Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE - Scielo) e associada a ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação) - GT Educação Especial. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF). Pesquisa sobre a Educação Matemática, principalmente, em hospitais e escolas.

Citas

BARBOSA, R. C.; CARVALHO, M. E. P; FERNANDES, M. O. M. Gênero e tecnologias da informação: um olhar sob a educação superior na Paraíba e as possibilidades da promoção da equidade de gênero através da educação. In: LÓPES, A. M. e CARVALHO, M. E. P. (Coords). Mujeres y educación superior. João Pessoa: EDUFPB, 2013.

BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; MOURÃO, Luciana. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, v. 25, 2020.

BERTOLINI, L. B. A. Relações entre o trabalho da mulher e a dinâmica familiar. 2 ed. São Paulo: Vetor, 2002.

CARVALHO, M. G.; CASAGRANDE, L. S. Mulheres e Ciência: desafios e conquistas. Revista INTERthesis, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 20-35, jul./dez., 2011.

CHASSOT, A. A ciência é masculina? É, sim senhora!.. Contexto e Educação, Ijuí, v. 11, p. 9-28, jan./dez., 2004.

COSTA, R.; PINHEIRO, P. A pertinência da categoria para a análise da morfologia do trabalho na contemporaneidade. Emancipação, v. 15, n. 1, p. 43-57, 2015.

DE QUEIROZ, C. T. A. P.; DE CARVALHO, M. E. P.; MOREIRA, J. A. Gênero e inclusão de jovens mulheres nas ciências exatas nas engenharias e na computação. In: NANES, G.; LEITÃO, M. R. F. A.; DE QUADROS, M. T. (org.). Gênero, Educação e Comunicação. Recife: Editora UFPE: UFRPE, 2016, p. 43-64.

DE SÁ, B. S.; FOLRIANI, M. D.; RAMPAZO, A. V. Assédio sexual: o poder do macho dentro da universidade. Estudos de administração e sociedade, v. 2, n. 3, p. 22-31, 2017.

ETZKOWITZ, H.; KEMELGOR, C. Desigualdade de Gênero em Ciência: uma condição universal? Minerva, v. 39, n. 2, p. 153-174, 2001.

FERNANDES, J. et al. Estudos da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 1, p. 105-126, 2020.

GONÇALVES, B. M. V. et al. Mulheres na Ciência e Matemática: o que dizem as teses e dissertações. JIEEM, v. 15, n. 3, p. 364-372, 2022.

LIMA, F. I. A. et al. A influência da construção de papéis sociais de gênero na escolha profissional. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, p. 33-50, 2017.

MELO, H. P.; CASTILHO, M. Trabalho reprodutivo no Brasil: quem faz? Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n.1, p. 135-158, jan./abr. 2009.

MELLO, D. A. T. et al. Mulheres na divulgação científica: a voz feminina na popularização da ciência. In: SALLES, V. O. (org.). Mulheres na pesquisa: reflexões sobre o protagonismo feminino na contemporaneidade. Ponta Grossa: Texto e Contexto, 2020. Cap. 15. p. 1-363.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.

MORALES, A. C. Mulheres nas Ciências Exatas: condições que possibilitam suas escolhas profissionais. 2021. 148 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, 2021.

OLINTO, G. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Revista Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, p. 68-77, jul./dez. 2011.

PAVESI, S. N. Reconhecimento, participação e vivência de mulheres nas Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharias e Matemática: um panorama de projetos de extensão universitários brasileiros. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, 2021.

SACARATO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. A. Fatores associados à evasão no Ensino Superior brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos das áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção em instituições públicas e privadas. Revista Estudos Econômicos (São Paulo), v. 49, n. 2, p. 337-373, abr./jun. 2019.

SAMPAIO, J. C.; SILVA, K. S. P. Evasão na Licenciatura em Matemática: desafios e ações. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 31096-31106, dez. 2019.

SILVA, L.B. Carreiras de professoras de exatas e engenharias: estudo em uma IFES do Nordeste brasileiro. 2017. 276 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

SILVA, M. I. Sophie Germain: uma trajetória na história e na matemática. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Paraíba, Cajazeiras, 2022.

SILVA, T. et al. The role of women in Brazilian ethnobiology: challenges and perspectives. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 15, n. 1, p.1-11, 2019.

SORJ, B. Reconciling work and family: issues and policies in Brazil. Conditions of Work and Employment Series. Geneva: International Labour Office, n. 8, 2004.

TAVARES, A. S; PARENTE, T. G. Gênero e carreira científica: um estudo a partir dos dados das universidades federais da região norte do Brasil. Revista Ártemis, [S.l.], v.20, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/27046. Acesso em: 23 jun. 2023.

TOSI, L. A revolução científica, a caça às bruxas e a ciência moderna. Cadernos Pagu, v. 10, p.369-397, 1998.

TUESTA, E. F. et al. Análise da Participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área das Ciências Exatas e da Terra no Brasil. Em questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 37-62, jan./abr. 2019.

Publicado

2024-02-08

Cómo citar

MEIRELES, Evelym Chaves; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Mujeres en ciencias naturales: desafíos para construir una carrera científica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16533, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16533. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.