La metodología de la bricolaje

una posibilidad en investigaciones poscríticas en educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909

Palabras clave:

Bricolaje, Análisis cinematográfico, Edición, Educación, Estudios Culturales

Resumen

Este ensayo teórico propone la bricolaje como metodología para analizar películas dentro de la corriente poscrítica de los estudios culturales, destacando la importancia del montaje y análisis fílmico para la deconstrucción de narrativas culturales. Al combinar estas técnicas, los investigadores obtienen una herramienta flexible para cuestionar discursos hegemónicos, explorar relaciones de poder y comprender dinámicas de ejercicio y resistencia en producciones cinematográficas, enriqueciendo así los estudios culturales foucaultianos. El artículo promueve un enfoque no convencional en el análisis de datos, fomentando la reflexión sobre el potencial del análisis de artefactos culturales cinematográficos.

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Biografía del autor/a

Kamila Lockmann, Universidade Federal de Rio Grande/FURG

Doutora (2013) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão e Administração Escolar (Licenciatura Plena) pela Universidade FEEVALE (2006). Professora Associada do Instituto de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande. É Editora Chefe da Revista Brasileira de Educação Especial - RBEE, desde 2022 e foi editora associada da mesma revista pelo período de 2019-2021. É membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foi membro do Comitê científico do GT 10 da da Anped-Sul (2017-2021) e, atualmente, é vice-coordenadora do GT 13 da ANPED Nacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/exclusão (GEIX/FURG/CNPq) e é pesquisadora integrante da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) Integra também a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), uma rede que reúne pesquisadores latino-americanos do Brasil, Colômbia, México, Argentina e Uruguai. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG) - Gestão 2017-2018. Foi professora na Educação Básica e Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação trabalhando principalmente com os seguintes temas: inclusão escolar e social, currículo, avaliações em larga escala, docência e formação de professores. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2024-06-26

Cómo citar

GONZALEZ, Anderson Luiz; LOCKMANN, Kamila. La metodología de la bricolaje: una posibilidad en investigaciones poscríticas en educación. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16909, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16909. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16909. Acesso em: 25 nov. 2024.

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