Percepciones de docentes de educación básica sobre la tríada Ciencia, Tecnología y Lenguaje desde la perspectiva del espacio cultural digital
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17328Palabras clave:
Percepción Docente, Ciencia, Tecnología y Lenguaje, Cultura DigitalResumen
El objetivo es resaltar la percepción de los profesores sobre la propuesta de alfabetización científico-tecnológica teniendo el lenguaje como intersección en los primeros años de la escuela primaria. Se llevó a cabo una discusión focal y análisis de contenido de Bardin. Destaca la demanda de formación de esta naturaleza
Descargas
Citas
AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: [s. n.], 2003.
BARBETA, C. Narrativas digitais e textos multissemióticos: relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 16, p. e46445, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.46445. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/46445. Acesso em: 6 abr. 2024
BARBOSA, M. C. S.; CANCIAN, V. A. WESCHENFELDER, N. V.. Pedagogo generalista: professor de educação infantil: implicações e desafios da formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 51, p. 45-67, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROSO, V. C. Z. et al.. Elementos potencializadores da alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/92986>. Acesso em: 10/02/2024 17:21
BAUER, M. W.; GASKELL. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13a.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018
CASTELLS, M.. A obsolescência da Educação. 7 de abr. de 2014 In Fronteiras do Pensamento. Disponível: https://youtu.be/eb0cNrE3I5g Acesso em 04 de abr. de 2024.
CAMPOS, C.J. G.. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista brasileira de enfermagem, v. 57, p. 611-614, 2004.
CETIC. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros, 2022. Disponível https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825143720/tic_domicilios_2022_livro_eletronico.pdf Acesso em 13 de fev. de 2024.
DANTAS, J. M. et al.. Alfabetização tecnológica no ensino de ciências. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93596>. Acesso em: 10/02/2024 11:20
ENKVIST, I. A boa e a má educação: exemplos internacionais. Kírion/CEDET: Campinas, SP, 2020.
FERRARI, A. Digital competence in practice: Na analysis of frameworks. Sevilla: JRC IPTS. .(DOI: 10.2791/82116), 2012.
FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. da S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761 Acesso em: 13 fev. 2024
FRAGA, D. M.; GOMES, R. S. Escrita na tela. 2015 https://issuu.com/editorauniritter/docs/escrita_na_tela
GERHARDT. T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa.[Organizado por]Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil–UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica–Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GOMES. R. Gêneros Multissemióticos e Ensino: Uma Proposta de Matriz de Leitura. Trem de Letras, v. 4, n. 1, p. 56-80, 30 de jan. 2018. Disponível em http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/691 Acesso em 06/04/2024.
GOMES, R. S.; GOMES, M. S.; SILVA, L. K.; 2018 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/195725/001090817.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 06/04/2024.
GOMES, R. S. Cognição enativa e linguagem. In: MAURENTE, V.; MARASCHIN, C.; BAUM, C. (Org.). Enação: percursos de pesquisa. – Dados eletrônicos – 1. ed. – Florianópolis: Edições do Bosque/NUPPE/CFC/UFSC, 2019.
GOMES, R. S.; GARCIA, R. S.; LUZ, K. A. S. Entre o olhar e o clicar: intersemioses em um curso de extensão. In: FERNANDES, T.; MACIEL, C.; SANTOS, E. (Orgs.). Educação a distância: multiletramentos e linguagens multimodais. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2020. p. 196-221.
LOIOLA, A. V. de S. F.; SACHETE, A.dos S.; GRANDI, R.; COSTA, A. S. da; GOMES, R. S.. Letramento digital: hábitos de uso de ferramentas Google por uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,2023. p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234404.
LOIOLA, A. V. de S. de F. et al. Desafios na formação de pedagogos para a alfabetização científico-tecnológica. In: Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação-Challenges 2021 (12.: 2021: Braga, Portugal). Livro de Atas [recurso eletrônico]. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2021.2021.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias. Interações, n. 9, p. 57-72, 2000.
PIAGET, J.. Para onde vai a educação? 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
RAMOS, J. F.; DO ROSÁRIO, E. S.; DO ROSARIO , S. A. S. Formação continuada e o uso de ferramentas digitais no ensino: desafios e possibilidades durante a pandemia da COVID-19 em Bragança-PA. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 3774–3796, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n4-042. Disponível em: https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/1265. Acesso em: 14 feb. 2024.
SANTOS, K. E. E.. Esta é a educação digital?. Revista Expressão, v. 12, n. 1, p. 26-30, 2023. 2023 ttps://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/revistaexpressao/article/view/6368
SASSERON, L. H. DE CARVALHO, A. M. P.. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SASSERON, L. H.. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1061-1085, 2018.
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista , v. 35, 2019. Disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698209940 Acesso em 13 de fev. de 2024.
SILVA, M. B.; SASSERON, L. H. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e34674, 2021. (Silva e Sasseron, 2021)
SOUZA, JB de.; CARVALHO, T. dos S. Formação de professores para o uso de tecnologias digitais: um relato de experiência no Colégio Estadual Professora Luzia Carvalho Silva. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 4, pág. e33710414156, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.14156. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14156. Acesso em: 13 fev. 2024.
VALLADARES, L.. Scientific literacy and social transformation: Critical perspectives about science participation and emancipation. Science & Education, v. 30, n. 3, p. 557-587, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).