La Ciencia Forense como un campo de conocimiento potencialmente transdisciplinario

una investigación de representaciones sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430

Palabras clave:

Complejidad, Aprendizaje significativo, Educación en Ciencias, Enseñanza de Ciencias

Resumen

La investigación, de naturaleza cuali-cuantitativa, tiene como objetivo identificar la organización del conocimiento en el campo de la Ciencia Forense a partir de las representaciones sociales externalizadas por estudiantes de Educación Secundaria. El marco teórico de la investigación es la Teoría de las Representaciones Sociales, en articulación con temas de la Teoría del Aprendizaje Significativo, la Teoría de la Autopoiesis y la Teoría del Pensamiento Complejo. La constitución de los datos se realizó a partir de la asociación libre de palabras de 283 estudiantes en torno al concepto inductivo de Ciencia Forense. El cálculo de la estereotipia de las asociaciones resultó en un 27,3%, indicando que la estructura de la representación social analizada refleja el conocimiento del grupo sobre el concepto. Además, la estructura, obtenida a partir del análisis prototípico, reveló que la representación social externalizada por los estudiantes indica que la Ciencia Forense es un campo de conocimiento que investiga crímenes que involucran cadáveres a partir de diferentes elementos y técnicas. Así, la investigación evidenció que el campo de conocimiento investigado tiene potencial para ser abordado de manera transdisciplinaria, ya que esto es coherente con la representación social que los estudiantes tienen sobre la Ciencia Forense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mikaelly Rafaela Mariniak, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2022) e, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, sendo aluna bolsista pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM) (2023), do Tessitura: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática (2023) e do projeto de extensão Meninas e Mulheres nas Ciências (2023).

Thaís Rafaela Hilger , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui mestrado em Ensino de Física (2009), doutorado em Ensino de Física (2013) e pós-doutorado em Ensino de Física (2014). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física. É professora adjunta desde 2014 na Universidade Federal do Paraná - Departamento de Teoria e Prática de Ensino, vinculado ao Setor de Educação - e, desde 2016 atua no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná, nas linhas de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática e Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (2016) e do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências (2023) (vencedor do Prêmio Estratégia ODS Brasil, categoria Academia - 2022). 

Ettiène Cordeiro Guérios, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciatura em Matemática (UFPR). Licenciatura em Pedagogia (UFPR). Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional). Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPq: a) Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, b) Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática e (c) Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo TESSITURA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Citas

ABRIC, J. C. L'approche structurale des représentations sociales: Développements récents. Psychologie et Société, v. 4, p. 81-103, 2002.

ABRIC, J. C. La recherche du noyau central et de la zone muette des représentations sociales. In: ABRIC, J. C. (Org.). Méthodes d’étude des Représentations Sociales. Ramonville Saint Agne: Erès, 2003, p. 59- 80.

ALBRECHT, K.; FILIP, K. The Serial Effect, New Mexico Law Review, v. 52, p. 29-70, 2023.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BATISTA, D. S. O ensino de ciências sob a perspectiva do letramento científico: uso do ensino de ciências por investigação como alternativa de aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Brasília, Brasília, 2022.

BITZER, S.; MARGOT, P.; DELÉMONT, O. Is forensic science worth it? Policing, p. 1–9, 2017.

BORGES, G. A. Crime e castigo nos modos de "fazer justiça": um estudo sobre representações sociais da criminalidade urbana, punição e justiça. Dissertação (Mestrado em Sociologia) -Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

BORISOVA, B.; COURVOISIER, J.; BÉCUE, A. L’effet CSI: État de l’art sur un phénomène aux multiples facettes. Revue internationale de criminologie et de police technique et scientifique, v. LXIX, n. 2, p. 227–246, 2016.

CARDOSO, T. C. Uso da biologia forense como ferramenta investigativa para o ensino de genética. Dissertação (Mestrado em ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.

CARNIEL, M. A utilização das Ciências Forenses como estratégia de ensino de funções orgânicas. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

COELHO, F. J. F.; FALCÃO, E. B. M. Ensino científico e representações sociais de morte humana. Revista Iberoamericana De Educación, v. 39, n. 3, p. 01–14, 2006.

CRUZ, A. A. C.; RIBEIRO, V. G. P.; LONGHINOTTI, E.; MAZZETTO, S. E. A Ciência Forense no Ensino de Química por meio da experimentação investigativa e lúdica, Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 167-172, 2016.

FILHO, C. R. D.; ANTEDOMENICO, E. A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 67-72, 2010.

GUÉRIOS, E. Contribuições do pensamento complexo para a formação de professores em uma perspectiva transdisciplinar. In: SÁ, R. A.; BEHRENS, M. (Org.). Teoria da complexidade: contribuições epistemológicas e metodológicas para uma pedagogia complexa. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 223-237.

GUÉRIOS, E. Prática pedagógica na perspectiva da complexidade: articulação entre educação matemática e educação para a vida. Revista Polyphonía, v. 32, n.1, p. 100-117, 2021.

HAZARD, Đ. La pertinence en science forensique: une (en)quête épistémologique et empirique, 2014. Tese (Docteure ès Sciences en science forensique) - Université de Lausanne, Ecole des sciences criminelles, Institut de police scientifique, Lausanne, 2014.

HILGER, T. R. Representações Sociais de conceitos de Física Moderna e Contemporânea. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

HILGER, T. R. Aprendizagem significativa e representações sociais: aproximações teóricas. Aprendizagem Significativa em Revista, v.6, n.3, p. 01-19, 2016.

MARCOLINO, P. A. A. Representações sociais do crime em adolescentes angolanos.Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) - Instituto Superior de Ciências da Saúde, Angola, 2012.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MORAES, M. C. Transdisciplinaridade, Criatividade e Educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. O método 3: O conhecimento do conhecimento. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

MUNIZ, A. S. Ciência forense na escola: uma proposta de sequência didática para turmas de nono ano. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2019.

NICOLESCU, B. O manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

NUNES, P. P. Contextualização e abordagem de conceitos químicos por meio da Química forense: uma sequência didática para o ensino médio no ensino da Química. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

OLIVEIRA, A.; AMARAL, V. A análise factorial de correspondências na investigação em psicologia: Uma aplicação ao estudo das representações sociais do suicídio adolescente. Análise Psicológica, v. 2, p.271-293, 2007.

OLIVEIRA, V. M. R. Ciência Forense como ferramenta de ensino investigativo. Dissertação (Mestrado em ensino de Biologia) - Centro de Ciências da saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020.

POLETTO, M. A Ciência forense como metodologia ativa no ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 8, p. 88-100, 2017.

REIS, A. F. M.; LINDOSO, A. C. P.; OLIVEIRA, E. B.; VALLE, M. G. Ciência forense no ensino de biologia. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 24, n. 3, p. 932-943, 2022.

ROSA, A. S. Le “réseau d’associations” Une technique pour détecter la structure, les contenus, les indices de polatité, de neutralité et de stéréotypie du champ sémantique liés aux représentations sociales. In: ABRIC, J. C. (Org.). Méthodes d’étude des Représentations Sociales. Ramonville Saint Agne: Erès, 2003, p. 81-117.

ROUX, C.; CRISPINO, F.; RIBAUX, O. From Forensics to Forensic Science, Current Issues in Criminal Justice, v. 24, n.1, p. 7-24, 2012.

SANT’ANNA, H. C. openEvoc: Um programa de apoio à pesquisa em Representações Sociais. In: AVELAR, L.; CISCON-EVANGELISTA, M; NARDI, M.; NASCIMENTO, A.; NETO, P. (org.). Psicologia Social: Desafios contemporâneos. Vitória: GM Gráfica e Editora, 2012. p. 94-103.

SEBASTIANY, A. P. Desenvolvimento de atitude investigativa em um ambiente interativo de aprendizagem para o ensino informal de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde) - Instituto de Ciências básicas da saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SHERRILL, L. A. The “Serial Effect” and the True Crime Podcast Ecosystem. Journalism Practice, p.1–22, 2020.

SILVA, A. C. A contribuição do PIBID para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no ensino médio na perspectiva de licenciandos e professores bolsistas do programa. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências:Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SOUZA, T. A. Ciência forense como lugar interdisciplinar no ensino médio: uma experiência docente. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

TEODORO, S. D. E. O. A utilização do clube de ciências forenses na promoção da alfabetização científica: estudo de caso. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2018.

VILLAS BÔAS, L. P. S. Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia da Educação, n. 19, p. 143-166, 2004.

WACHELKE, J. F. R.; WOLTER, R. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, p. 521-526, 2011.

WACHELKE, J.; WOLTER, R.; RODRIGUES M. F. Efeito do tamanho da amostra na análise de evocações para representações sociais Liberabit: Revista de Psicologia, v. 22, n. 2, 2016, p. 153-160, 2016.

WEYERMANN, C.; ROUX, C. A different perspective on the forensic science crisis. Forensic Science International, v. 323, p. 1-7, 2021.

ZANETTI, B. R. Detetive forense em crimes ambientais: jogo pedagógico para o ensino médio, com o uso de tecnologias e banco de dados genéticos. Dissertação (Mestrado em ensino de Biologia) - Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

Publicado

2024-12-12

Cómo citar

MARINIAK, Mikaelly Rafaela; HILGER , Thaís Rafaela; GUÉRIOS, Ettiène Cordeiro. La Ciencia Forense como un campo de conocimiento potencialmente transdisciplinario: una investigación de representaciones sociales. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18430, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18430. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18430. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.