ENEM: ROMPENDO PARADIGMAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Silvia Renata Sakalauskas Instituto Federal do Paraná
  • André Luis Trevisan UTFPR - Londrina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p01

Palabras clave:

Educação. Ensino Médio. ENEM. Certificação.

Resumen

O presente artigo concentra-se na fase final da Educação Básica e procura analisar uma das formas que proporcionam ao aluno a oportunidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio: através da realização do ENEM, que desde 2009 vem possibilitando que seus participantes utilizem os resultados obtidos nesse Exame para concluir essa fase escolar. O interesse pelo tema ocorreu devido ao significativo aumento do número de pessoas que, a cada nova edição do ENEM, têm escolhido essa alternativa para concluir seus estudos.Tem por objetivos identificar o perfil desses candidatos, elencar os motivos que os levaram a fazer essa escolha, conhecer os caminhos que pretendiam trilhar após a conclusão do Ensino Médio e saber se os mesmos foram alcançados. Para isso optou-se pela aplicação de questionários em um grupo de 105 pessoas que prestaram o ENEM nos anos de 2013 e 2014 e que solicitaram sua certificação junto ao IFPR - Campus Londrina. Dentre os resultados obtidos, observou-se que essa forma de certificação tem atraído as pessoas em virtude da rapidez e praticidade, possibilitando-lhes alcançar o objetivo de ingressar no Ensino Superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Renata Sakalauskas, Instituto Federal do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis e Matemática. Assistente em Administração do Instituto Federal do Paraná.

André Luis Trevisan, UTFPR - Londrina

Docente do Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR - câmpus Londrina.

Publicado

2017-12-20

Cómo citar

SAKALAUSKAS, Silvia Renata; TREVISAN, André Luis. ENEM: ROMPENDO PARADIGMAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 01, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p01. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2811. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.