Sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: do espírito emancipatório aos riscos da vampirização neoliberal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p523-545

Palabras clave:

Educação profissional e tecnológica. Formação humana integral. Neoliberalismo.

Resumen

Com o objetivo de realizar uma Filosofia da Educação a respeito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), este artigo toma por base os alicerces conceituais que vem dando alicerce à expansão deste projeto – a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Proveniente do materialismo histórico-dialético, e principiada por Marx (através da politecnia) e Gramsci (no projeto de escola unitária), tal prática preconiza uma educação integral e omnilateral. Vinculando teoria e prática e propondo a junção entre ciência, cultura e trabalho, caberia investigar se, entretanto, seus valores mais nobres não estariam sendo capturados pela racionalidade em curso: o neoliberalismo. Esse pensamento objetiva a formação de sujeitos empreendedores, consumidores e competidores; no meio de tudo isso, coloca o Estado a serviço do mercado. Estaria a EPT sendo encapsulada por tal lógica? Em parte, sim; em parte, não. De qualquer forma, passou da hora de ficarmos em estado de alerta.

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Biografía del autor/a

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense).

Doutor e mestre em Geografia. Professor do Instituto Federal Catarinense (IF-Catarinense).

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

BATISTA, Bruno Nunes. Sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: do espírito emancipatório aos riscos da vampirização neoliberal. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 523–545, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p523-545. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6461. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Práticas, pesquisas e reflexões sobre a educação profissional, científica e tecnológica no Brasil"

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