Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439

Palabras clave:

Educação em direitos humanos, Pedagogia Histórico-crítica, Educação.

Resumen

A Educação em Direitos Humanos se destaca como um excelente instrumento de combate às violações a direitos humanos na sociedade, orientando os processos educativos para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito aos direitos humanos. Infelizmente o modelo educacional brasileiro não se apresenta como ideal para alcançar esse objetivo. Diante disso, chama-se a atenção para a Pedagogia Histórico-crítica, concepção baseada na prática educativa questionadora, crítica e comprometida com a transformação social, de modo que o presente texto busca discutir os fundamentos e objetivos desse modelo pedagógico demonstrando como a concepção pedagógica proposta por Saviani pode caracterizar uma alternativa possível para desenvolvimento efetivo da educação em direitos humanos.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Carvalho da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, Tecnólogo em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Pós Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Tocantins. Atualmente é discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT do IFTO- Campus Palmas.

 

Jair José Maldaner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Possui Doutorado (2016) e Mestrado (2009) em Educação pela Universidade de Brasília, Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1999) e Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino - Educon (2006). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -IFTO- Campus Palmas; Líder do grupo de pesquisa Cnpq/IFTO Práxis: Trabalho, Educação e Sociedade; Atua como Coordenador Local e como docente no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica -EPT, Formação de Professores, Filosofia, Educação, Ética, Cidadania, Direitos Humanos.

 

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba ? (PROLING/UFPB). Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d?excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada e Políticas Linguísticas. Docente e Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq. 

 

Citas

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Publicado

2020-04-06

Cómo citar

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 418–439, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8478. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico cultural e ensino de ciências”

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