Identidade e atuação profissional dos egressos em Educação do Campo em Ciências da Natureza no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p182-199

Palabras clave:

Egresso, Educação do Campo, Ciências da Natureza.

Resumen

Buscou-se no presente estudo realizar um levantamento quali-quantitativo sobre a atuação profissional de egressos em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza, e que obtiveram título de licenciado pela Universidade Federal Rural do Semiárido, Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Universidade Federal da Fronteira do Sul, entre 2014 a 2018. Os dados apresentam a procedência dos nossos participantes, quando ingressaram no curso de Licenciatura em Educação do Campo, que 61,9% dos egressos foram provenientes do campo. Sobre a atuação profissional apenas 23,8 % atuam em escolas do campo, não pelo fato dos egressos não quererem, mas por falta de investimentos e políticas que acompanhem as especificidades da formação por área.  

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Biografía del autor/a

Juliano da Silva Martins de Almeida, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor EBTT de Química na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima – EAGRO/UFRR, Campus Murupu.  Doutor e Mestre em Ciências pela UFU. Pós-doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES). E-mail: juliano.almeida@ufrr.br.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Doutor em Educação pela UFU e Pós Doutor em Educação pela PUC/GO. Líder Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores – GEPEEC e Vice-Líder Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo – NEPCampo. E-mail: wender.faleiro@gmail.com

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor da Universidade Federal de Goiás – UFG, Regional Goiás. Mestre em Educação pela UFU.  Doutor em Educação pela  UFSCar e Pós Doutor em Educação  pela UNESP. Líder Grupo de Pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania – GPECC. E-mail: wwsantosw@yahoo.com.br

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Publicado

2020-06-22

Cómo citar

ALMEIDA, Juliano da Silva Martins de; FALEIRO, Wender; SANTOS, Welson Barbosa. Identidade e atuação profissional dos egressos em Educação do Campo em Ciências da Natureza no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 182–199, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p182-199. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8618. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

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