“Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157

Palabras clave:

Identidades de Gênero, Professoras, Crianças, Observação participante

Resumen

Este estudo objetiva compreender como as identidades de gênero se evidenciam nas situações de brincadeira e interação das crianças dentro do contexto escolarA metodologia da pesquisa é qualitativa e se alinha à princípios da etnografia com base em observações participantes em um contexto de anos iniciais do ensino fundamental, junto à registros em diário de campo. Observou-se que as professoras necessitam de espaço para reflexão e discussão sobre gênero, percebeu-se ainda que as crianças em suas brincadeiras, em alguns momentos, reproduzem o que foi aprendido socialmente, e em outros, transgridem, protagonizando maneiras diferentes de ser menino ou menina, (re)inventando identidades de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Litiéli Wollmann Schiitz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM)

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Mestranda em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS

Lucas da Silva Martinez, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagogo, pela Universidade Federal do Pampa; Mestre e Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

SCHIITZ, Litiéli Wollmann; MARTINEZ, Lucas da Silva; SALVA, Sueli. “Ela gosta mais dos carros do que das bonecas”: identidades de gênero no contexto escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 138–157, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p138-157. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9738. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.