O Ensino Médio e a disciplina Química no Brasil: uma análise crítico-dialética do Currículo e das Políticas Curriculares no período pós-redemocratização

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp346-370

Mots-clés :

Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Neoliberalismo, Pedagogia Histórico-Crítica

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio da perspectiva crítico-dialética, o currículo e as políticas curriculares no período pós-redemocratização no país, até a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Partimos do norte teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e sua concepção de currículo, enfatizando a transmissão dos conhecimentos clássicos e a categoria trabalho como seu princípio organizador. Analisamos que a educação no país vem adotando o ideário neoliberal e das demandas do capital, materializados inclusive nos PCN, por meio das pedagogias do aprender a aprender e da formação flexível por competências, concluindo que tais rumos criam obstáculos para uma formação integral, crítica, que tenha como meta a construção de uma sociedade substantivamente igualitária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rafael Moreira Siqueira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Adjunto - Departamento de Química Geral e Inorgânica - Instituto de Química

Edlson Fortuna de Moradillo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professor Titular - Departamento de Química Geral e Inorgânica - Instituto de Química

Maria Bernadete de Melo Cunha, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta - Departamento de Química Geral e Inorgânica - Instituto de Química

Téléchargements

Publié-e

2020-12-10

Comment citer

SIQUEIRA, Rafael Moreira; MORADILLO, Edlson Fortuna de; CUNHA, Maria Bernadete de Melo. O Ensino Médio e a disciplina Química no Brasil: uma análise crítico-dialética do Currículo e das Políticas Curriculares no período pós-redemocratização. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 346–370, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp346-370. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10000. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

Articles similaires

<< < 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.