Os rumos da educação e do Ensino Superior público brasileiro nos anos 1990 e pós – 2016

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p551-576

Mots-clés :

Ensino Superior Público, Educação Superior, Década de 1990, Pós 2016

Résumé

O trabalho trata sobre as similitudes que se apresentam entre programas e projetos do Governo Federal pós-2016 para a educação e o ensino superior público brasileiro, e as ações emanadas a partir da contrarreforma de estado dos anos de 1990.Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que busca amparo na dialética materialista histórica. Conclui que as políticas para a educação e ensino superior até o momento, apresentam similitudes com as estabelecidas pelos governos na década de 1990, porém tem sido mais discrepante em alguns aspectos, especialmente ao tentar desqualificar o trabalho desenvolvido nas IFES, comprometendo as pesquisas, o ensino e a extensão.

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Biographie de l'auteur-e

Clarice Zientarski, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação= FACED- UFC. pesquisadora e professora da Pós-graduação em educação brasileira

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Publié-e

2021-06-26

Comment citer

ZIENTARSKI, Clarice. Os rumos da educação e do Ensino Superior público brasileiro nos anos 1990 e pós – 2016. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 551–576, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p551-576. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10598. Acesso em: 13 août. 2024.

Numéro

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